Paraná

Iporã finaliza etapas do programa ‘Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola’

A Comarca de Iporã concluiu na última sexta-feira (29) a última etapa do programa “Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola”. O programa, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), foi realizado com os alunos do 5º ano letivo das Escolas Municipais Geni Aparecida Giordano e Delazir Pinezi.  

A primeira etapa do programa, realizada no dia 11 de agosto de 2023, teve distribuição da cartilha do projeto e visitas dos alunos às instalações do fórum, na qual desenvolveram atividades culturais e elaboraram redações contando sobre suas experiências, percepções e aprendizados.

Participaram desta etapa a juíza de direito Patrícia Reinert Lang, o juiz substituto Gabriel Henrique Leocadio, o promotor de justiça Julio Cesar Moraes Comin, o promotor substituto Rafael Vittorazze Azola, o delegado de polícia Felipe Martins e a presidente da Ordem dos Advogados (OAB) – Subseção de Iporã, Fernanda Pegorini Rufato, além de servidores, assessores e estagiários. 

Já na última etapa, a magistrada e o promotor titulares visitaram as turmas participantes para ver algumas das apresentações preparadas pelos alunos e alunas e conheceram o ambiente escolar. Ao final, foram premiadas simbolicamente as redações com maior destaque e foi entregue uma lembrança a cada escola pela participação no programa. 

Uma das redações selecionadas, escrita pelo aluno David da Silva de Macedo, intitulada “Um sonho a realizar”, reforçou a importância do projeto criado pelo TJPR: “Realizamos perguntas e a juíza falou sobre o projeto e a função de cada funcionário, disse que cada um é importante para o bom andamento dos processos. O promotor foi muito legal e brincalhão. Ouvir tudo sobre o Direito, e a justiça me despertou um sonho de ser advogado”, escreveu o aluno. 

“Foi um grande aprendizado para nossos alunos, que ficarão marcados para sempre com tudo aquilo que foi visto, aprendido e trabalhado. Com esse programa vocês mudaram vidas”, destacou a diretora da Escola Delazir Pinezi, Jânia Bressan Errera. Os alunos ainda apresentaram um júri simulado sobre uma acusação de bullying e violência escolar. 

(Assessoria TJPR)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

5 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

7 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

8 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

8 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

9 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais