Foto: Prefeitura de Cruzeiro do Oeste
A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em articulação com a Vigilância Sanitária, divulgou um comunicado à população sobre as ações em cumprimento à Lei nº 28/2023 de 6 de julho de 2023.
A lei regulamenta a apreensão, registro e guarda de animais de produção encontrados soltos nas vias públicas e em propriedades públicas e privadas no âmbito do Município de Cruzeiro do Oeste.
A Vigilância Sanitária, por intermédio de profissionais veterinários, buscou contatar os possíveis proprietários dos animais, solicitando que resolvessem a situação. No entanto, os esforços foram infrutíferos, uma vez que a situação persiste.
Diante disso, as autoridades municipais estão empenhadas em viabilizar o processo de apreensão dos animais que se encontrem soltos nas vias, conforme preconizado na Lei Municipal nº 28 de 06/06/2023. A legislação visa o recolhimento de animais de produção, como equinos, bovinos, suínos, aves e caprinos, que estiverem dentro dos limites urbanos, soltos em vias públicas ou em propriedades.
Uma vez apreendido, o responsável pelo animal terá o prazo de até 4 dias para requerer a posse, efetuando o pagamento da multa (variável de 01 a 06 UFM), bem como das taxas de apreensão e estadia, além de eventuais despesas com medicamentos, consultas veterinárias e outros, comprovando que, ao retirar o animal do local de guarda, este será levado para uma propriedade rural.
As fiscalizações de animais em imóveis e terrenos particulares ocorrem regularmente, sendo motivadas por denúncias recebidas pela ouvidoria. Os prazos para a remoção dos animais estão em conformidade com a Lei Estadual nº 13331/2001 e o Decreto Estadual nº 5711/2002, que estabelecem, inicialmente, o período mínimo de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 60 dias mediante justificativa.
“A Administração Municipal reafirma o seu compromisso com o bem estar e a segurança da população, bem como com o cumprimento das leis que visam a organização e a harmonia do convívio em nosso município”, informa a Prefeitura.
(Com assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais