Saúde

Ação do Instituto Nossa Senhora atende comunidade e reforça campanhas de setembro

O Instituto Nossa Senhora Aparecida (Insa) e o Plano Nossa Senhora promovem nesta quarta-feira (20) uma ação em apoio às campanhas temáticas de setembro, orientada pelas cores amarelo, verde, laranja e vermelho. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, tanto física quanto psicológica.

Além da distribuição de materiais informativos, vários serviços estão oferecidos gratuitamente para quem passa em frente ao hospital. O atendimento é realizado na calçada do hospital, na rua Guadiana, e segue até as 16h. Dezenas de pessoas foram atendidas no período da manhã. Muitas fizeram questão de destacar a importância da iniciativa, levando a saúde para fora do ambiente hospitalar, em área aberta e de fácil acesso.

A psicóloga Daisy Neufeldt de Almeida explicou o objetivo principal da ação. “Estamos enfatizando a importância dos cuidados, especialmente em relação ao Setembro Vermelho, já que o hospital é uma referência em cardiologia. O Setembro Amarelo dedica-se à conscientização sobre a vida e à importância de reduzir as taxas de suicídio. O Setembro Verde realça a necessidade de doação de órgãos e o Setembro Laranja trata da segurança do paciente, pois precisamos garantir as melhores práticas de cuidados desde a admissão até a alta”.

Daisy também reforçou o apelo para a doação de órgãos, que ainda é motivo de muito tabu. “Não basta a pessoa querer doar seus órgãos. A família precisa concordar, garantindo que a vontade do paciente seja respeitada. Então o nosso trabalho é bem extenso e precisa chegar a várias pessoas. Estamos falando de um grande gesto de amor, talvez o maior de todos, que pode salvar vidas de quem está na fila de um transplante”.

Mesas de orientação

Várias mesas de orientação foram montadas. “Em cada mesa, abordamos um tema específico, fornecendo informações importantes à comunidade”, observou a assistente social Joice Krumisky Graça. Ela destacou a presença de profissionais e estudantes de nutrição e enfermagem da Unipar (Universidade Paranaense) e do curso técnico de enfermagem do Colégio Hilda Kamal.

Serviços gratuitos e apoiadores

Os serviços oferecidos gratuitamente são: medição de glicemia, pressão arterial e avaliação nutricional. As pessoas que apresentarem resultados fora da normalidade já são orientadas para o atendimento adequado, com a equipe hospitalar.

Além do Plano Nossa Senhora, Unipar e Colégio Hilda Kamal, a ação conta com o apoio da Clínica Frederico, SAU, Ultrafarma, Laboratório Reunidos, Dimensão Hospitalar, Sesc, Clínica Dr Calixto e Biopower.

Redação

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

5 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

6 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

6 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

7 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

7 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais