Umuarama

Propaganda eleitoral para candidatos ao Conselho Tutelar de Umuarama vai até dia 30

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou uma nova norma alterando o prazo limite da campanha eleitoral dos candidatos ao Conselho Tutelar de Umuarama. A votação será no próximo dia 1º, das 8h às 17h no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho (Ceppat). Serão eleitos cinco titulares e os demais ficarão como suplentes, conforme a ordem de votação.

A resolução 59/2023, disponível no diário oficial do município (www.ilustrado.com.br), na Secretaria-Executiva dos Conselhos ou clicando aqui, altera a data limite para a propaganda dos candidatos estabelecida na resolução 14/2023, explica o presidente CMDCA, Ivo Galdino da Silva.

Com isso, o prazo final para a divulgação das candidaturas dentro da campanha eleitoral – tanto pelos candidatos quanto pelo CMDCA – será as 22h do dia que antecede as eleições para o Conselho Tutelar. Até este período está permitido a distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas, passeata ou divulgação por meio de carro de som pelas ruas da cidade, jingles ou mensagens de candidatos.

A nova resolução levou em consideração o vencimento do mandato da atual gestão do Conselho Tutelar, previsto para 9 de janeiro, a realização de processo de escolha unificado em todo o território nacional para a definição dos conselheiros, a Lei 4.069/2015 – que prevê a eleição simultânea para mandado de quatro anos com posse no dia 10 de janeiro – e a deliberação da Comissão Especial Eleitoral, realizada em 5 de setembro na Secretaria-Executiva dos Conselhos.

A escolha dos membros efetivos e suplentes se dará por meio de voto direto e secreto em urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral. O voto é facultativo. Podem votar cidadãos maiores de 16 anos inscritos no município e em dia com as obrigações eleitorais. No momento da votação deverão apresentar título de eleitor, identidade ou outro documento com foto.

Já os candidatos são cidadãos em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens), com Ensino Médio completo, conhecimentos em informática e habilitados (categoria B no mínimo) que não exerçam mandato eletivo nem tenham sido penalizados com a destituição na função de conselheiro.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais