Umuarama

Secretaria utilizará tablets para acompanhamento e fiscalização de obras públicas

A fiscalização de obras públicas em Umuarama ganhou o reforço de dois tablets, que permitirão registros mais completos da execução dos serviços e consultas instantâneas aos projetos sem depender de internet. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos e entregues nesta semana pelo prefeito Celso Pozzobom.

O objetivo do investimento – pouco mais de R$ 4 mil – é melhorar as condições de trabalho dos engenheiros responsáveis por acompanhar a evolução e a qualidade das obras públicas, informou o secretário municipal Renato Caobianco, que coordena o setor de obras da Prefeitura.

“Os tablets vão ajudar bastante no trabalho de campo dos fiscais. As fotos serão descarregadas na Prefeitura e armazenadas na nuvem, podendo ser acessadas facilmente pelo prefeito, secretários e demais interessados para monitorar o andamento das obras. Além disso esses serão carregados com os projetos e planilhas, o que vai agilizar a fiscalização possibilitando consultas rápidas mesmo onde não houver cobertura de internet”, explicou.

Renato Caobianco acrescentou que a Secretaria de Obras tem investido na atualização de computadores e equipamentos, bem como na aquisição e licenciamento de software (programas) que possibilitam conexão com novas tecnologias.

O objetivo vai além de ter um equipamento mais ágil e seguro. “Precisamos das ferramentas adequadas para acessar plataformas e programas dos governos estadual e federal para cadastrar projetos e receber recursos, bem como prestar contas aos organismos oficiais. Os ambientes de informações evoluem rapidamente e precisamos acompanhar”, justificou o secretário.

Outra preocupação é atender às demandas do município, definidas pela administração municipal. Como 2024 é ano eleitoral, o prefeito Celso Pozzobom tem cobrado celeridade na elaboração e cadastramento de projetos junto ao governo, para que os recursos sejam liberados antes do período de limitações imposto pelo calendário eleitoral. “Tudo tem de estar encaminhado até abril, para que possamos executar as obras ainda no ano que vem. Por isso não podemos perder tempo”, completou Pozzobom.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais