Fotos: PMU
Promovida pela Prefeitura e realizada pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, a edição 2023 dos Jogos Infantis de Umuarama (JIUs) foi iniciada na noite desta segunda-feira (11) pelo prefeito Celso Pozzobom, secretários municipais e lideranças locais. O cerimonial de abertura teve juramento do atleta, hasteamento dos pavilhões, entrada das delegações e atrações culturais e esportivas, como dança e capoeira.
A competição, de fato, iniciou na terça-feira (12) e segue até a próxima sexta-feira (15), com disputas na parte da manhã, das 8h30 às 11h15, e também à tarde, das 13h30 às 16h15, nos ginásios de esportes Professor Amário Vieira da Costa e Mário Oncken. As finais estão previstas para a próxima sexta-feira.
As modalidades em disputa são o futsal pré desportivo masculino e feminino; corrida em equipe misto; bola queimada masculino e feminino; basquete pré desportivo masculino e feminino; chute ao minigol em equipe misto; bola ao alvo masculino e feminino; bola queimada masculino e feminino; e boliche em equipe misto.
Os JIUs objetivam congregar estudantes e profissionais da rede pública de educação, propiciando intercâmbio social e esportivo, e promover jogos de cunho educacional com várias modalidades, permitindo a participação de um número maior de estudantes.
Buscam ainda ‘desenvolver nos estudantes o interesse pelo esporte a partir de jogos com fins educativos e formativos; dar continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas, principalmente nas aulas de Educação Física; e criar oportunidades para o surgimento de novos talentos esportivos.
O acompanhamento dos estudantes nos jogos é de responsabilidade dos gestores e professores de Educação Física. Participam alunos atletas matriculados nas unidades educacionais, divididos em três classes: A, para alunos de 12 anos ou mais; B (9, 10 e 11 anos); e C: (8 e 9 anos).
Serão premiadas com medalhas as equipes que conquistarem do primeiro ao quarto lugar. A entrega das medalhas será no local das competições, ao final de cada modalidade, com os estudantes devidamente uniformizados. Os responsáveis pela competição são os secretários Anderson Gasparetto (Esportes e Lazer) e Mauriza de Lima Menegasso (Educação), a técnica de esportes Karina Moraes, da Smel, coordenador educacional Fábio Sakata, na SME.
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais