Paraná

Universidades do Paraná estão com inscrições abertas para intercâmbio em 4 continentes

As universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas para estudantes de graduação interessados em participar de programas de mobilidade acadêmica internacional em 14 países. É possível cursar até um semestre em instituições de ensino superior da América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa.

Na UEL, são duas chamadas públicas para complementação da graduação em universidades da Alemanha, Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal e Uruguai. O primeiro edital contempla 52 vagas para estudantes com isenção de taxas e sete bolsas no valor de R$ 4,5 mil.

outro edital é exclusivo para estudantes do Curso de Administração para a Universidade do Estado da Califórnia em Northridge e a Universidade de La Verne, ambas localizadas na Califórnia, na Costa Oeste dos EUA, com bolsa parcial para o custeio de até 70% das taxas de matrícula e mensalidade.

Na Unespar, o intercâmbio acontece no formato online, por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (Pila). Durante o primeiro semestre letivo de 2024, os universitários podem cursar as disciplinas ofertadas por instituições de ensino superior de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), apoia ações de internacionalização nas sete universidades estaduais. O intuito é ampliar e fortalecer, cada vez mais, articulações internacionais, especialmente no âmbito do Ensino Superior, com parcerias institucionais bilaterais para o desenvolvimento científico, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A assessora de Relações Internacionais (ARI) da UEL, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, afirma que a vivência do estudante em outro país possibilita o aprimoramento de relações interpessoais e também o conhecimento de novas perspectivas na formação da graduação.

“Do ponto de vista acadêmico é um crescimento muito grande porque o estudante interage com outros professores, outros estudantes, outras formas em abordagem de um mesmo assunto. São visões diferentes, teorias diferentes e isso amplia o universo e a perspectiva acadêmica e metodológica da própria formação. Acontece também uma negociação com outros universitários para o trabalho coletivo. Ou seja, é um ganho exponencial para a formação do estudante”, reforça.

O estudante de Relações Públicas da UEL, Felipe Rodrigues, estudou por quase cinco meses na Universidade De La Costa (CUC), em Barranquilla, na Colômbia em 2022. Para ele, a oportunidade de intercâmbio marcou a vida acadêmica e, também, a sua vivência pessoal. “Foi a primeira vez que saí do Brasil, a primeira vez que voei. Então, são momentos que nunca vão sair da minha memória, foi gratificante e desafiador. Estudei espanhol e também disciplinas da comunicação”, comenta o aluno, que recebeu uma bolsa para custear a mensalidade no país vizinho.

PROGRAMA PERMANENTE – A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta mobilidade acadêmica de forma contínua, com prazo para inscrição até o dia 10 dos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro de 2023. O edital está disponível no site do Escritório de Cooperação Internacional (ECI).

O coordenador do ECI, professor Renato Leão, explica que proporciona enriquecimento cultural, de conhecimento científico e capacidade para pensar a partir de outras perspectivas de mundo. “Essa experiência ajuda a desenvolver amplas competências que são as capacidades de examinar questões locais, globais e interculturais; de compreender e apreciar outras perspectivas e visões de mundo; e de interações com pessoas de diferentes culturas para pensar de modo mais amplo no bem-estar coletivo e no desenvolvimento sustentável”, afirma.

ESTÁGIO – Outra oportunidade de experiência internacional para os estudantes das sete universidades estaduais do Paraná é o Estágio de Pesquisa Mitacs Globalink, realizado por meio de uma parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Com inscrições até 21 de setembro, os universitários podem escolher um curso de graduação entre mais de 70 universidades do Canadá. A duração prevista é de 12 semanas fora do país.

Entre os requisitos para participar estão: estar matriculado nas universidades estaduais; realizar pesquisa científica ou tecnológica, como pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) e Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social (Pibis); e fazer parte de um grupo de pesquisa ou projeto de extensão ou de um Programa Educacional Tutorial (PET).

Serviço:

UEL

Programa: Mobilidade Acadêmica Internacional

Inscrições: até 21/09 – edital AQUI

Programa: Mobilidade na Califórnia para graduação em Administração

Inscrições: até 24/09 – edital AQUI

Unespar

Programa: Mobilidade Virtual para Graduação e Pós-Graduação

Inscrições: até 16/10 – AQUI

Agência Estadual

Recent Posts

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

19 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

46 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

55 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais