Fotos: PMU
Desde o dia 1° de setembro, todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) do país devem emitir suas notas fiscais diretamente no site da Receita Federal do Brasil – até então os documentos eram feitos a partir do Portal Ginfes, hospedado no site da Prefeitura de Umuarama.
Agora, com essa alteração, todos os empresários devem fazer um novo cadastro para a expedição da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) e a Casa do Empreendedor de Umuarama oferece o serviço de graça.
O movimento de MEIs no local aumentou significativamente, conforme comenta o secretário municipal de Indústria e Comércio, Junior Ceranto. “Nos últimos dias a busca por informações e ajuda na realização do cadastro da Receita Federal aumentou bastante. E a Casa do Empreendedor possui equipe capacitada e preparada para atender a todos, esclarecendo sobre a nova determinação e sobre quaisquer outras dúvidas que os microempresários possam ter”, afirma.
Ele explica que a intenção do Governo Federal ao criar um novo emissor de nota fiscal do MEI é justamente padronizar as NFS-e, que são emitidas nos portais das prefeituras. “Ou seja, cada município possui um modo de emissão de nota fiscal, dificultando o controle e a análise dos dados produzidos em todos os 5.568 municípios brasileiros. A uniformização do programa emissor do documento fiscal foi feita em parceria com o Sebrae e é bem simples de ser utilizado”, pontua o secretário.
Gerente da Casa do Empreendedor, Sergio Vercesi Filho observa que é muito importante que os MEIs de Umuarama busquem atualizar, o mais rápido possível, o sistema de emissão das notas contando com o direcionamento dos profissionais da Casa do Empreendedor.
“Eles estão aptos a oferecer todo apoio possível, inclusive sobre como contornar as instabilidades que o site da Receita Federal vem apresentando ultimamente. Vale destacar que toda a assessoria é feita de graça para os empreendedores de Umuarama, assim como não há custos para o prestador de serviços baixar, instalar ou acessar o emissor de NF da Receita Federal”, esclarece.
Vercesi relata que a alteração atende a uma determinação do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que é vinculado à Receita Federal. “Os dados completos estão na Resolução nº 169/2022, mas os MEIs não precisam se preocupar com os aspectos técnicos do documento: é preciso apenas fazer o cadastro corretamente e depois seguir emitindo as notas no portal www.gov.br/nfse/pt-br ou mesmo por um aplicativo no celular. É uma mudança significativa na rotina dos microempresários, por isso é importante informar-se corretamente e realizar esse cadastro com apoio da Casa do Empreendedor”, indicou Ceranto.
SERVIÇO – NOVO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS – MEI – Receita Federal do Brasil – Local para fazer o cadastro: Casa do Empreendedor – Praça Hênio Romagnolli n° 3820 (ao lado da Aciu) – Contato: (44) 3055-4023 e 3624-8065. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
(Com informações assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais