Política

Em sessão ordinária, Câmara de Umuarama analisa diversos projetos em primeira discussão

A Câmara de Vereadores de Umuarama deliberou sobre sete Projetos de Lei e um Projeto de Decreto Legislativo na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (5).

O Projeto de Lei nº 069/2023, de autoria do Poder Executivo, autorizou, por unanimidade, a cessão de uso de imóveis para a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf), com o objetivo de formalizar essa parceria e obter licenças ambientais necessárias para os cemitérios da cidade e seus distritos.

Outra iniciativa do Poder Executivo, o Projeto de Lei nº 066/2023, propôs a revogação da Lei Municipal n° 4.512, de janeiro de 2022, que permitia uma permuta de imóveis com a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em resposta a uma recomendação do Ministério Público para registrar todas as áreas de imóveis públicos ainda não averbadas. O compromisso do município com essa recomendação levou ao arquivamento de um Inquérito Civil, e o Projeto foi aprovado por unanimidade.

O Poder Executivo também liderou o Projeto de Lei n.º 078/2023, aprovado por unanimidade, para criar a campanha “Agosto Dourado”, que destaca a importância do aleitamento materno em linha com a Campanha Nacional de Amamentação 2022 do Ministério da Saúde.

O vereador Sorrisal apresentou o Projeto de Lei Ordinária 71/2023, aprovado por unanimidade, que declara a Associação Banestado como de utilidade pública, reconhecendo seu empenho em atividades sociais, esportivas e comunitárias.

O Projeto de Lei nº 74/2023, da vereadora Ana Novais, também aprovado por unanimidade, concedeu à Associação dos Moradores do Jardim Petrópolis, Aliança e Espanha o status de utilidade pública devido ao seu papel comunitário e à melhoria da qualidade de vida da comunidade por meio de atividades sociais e esportivas.

A vereadora Cris das Frutas viabilizou o Projeto de Lei Ordinária 77/2023, aprovado por unanimidade, que torna obrigatório o ecocardiograma fetal durante o pré-natal na rede pública de saúde de Umuarama, visando à detecção precoce de anomalias cardíacas congênitas e à promoção da saúde materna e fetal.

Cris das Frutas também propôs o Projeto de Lei Ordinária 076/2023, aprovado por unanimidade, para declarar a Associação Centro de Excelência do Futebol de Umuarama (Acefu) como de utilidade pública, reconhecendo seu trabalho em atividades sociais, esportivas, culturais e educativas, bem como na promoção do futebol em Umuarama.

Por fim, o vereador Mateus Barreto apresentou o Projeto Decreto Legislativo 017/2023, que trata da denominação de vias públicas na cidade, e ambas as proposições de denominação de vias públicas receberam aprovação unânime.

OBemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

22 minutos ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

37 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

58 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

1 hora ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

2 horas ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais