Foto: Arquivo OBemdito/Ricardo Trindade
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lembra que começa neste mês de setembro o prazo para pagamento do Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV-e) 2023 para carros com placas de final 3, 4 e 5.
Neste ano o valor da taxa é único para todos os veículos do Paraná, R$ 90,94. O documento é obrigatório para circulação e a quitação pode ser feita via PIX, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos arrecadadores credenciados.
O Detran-PR orienta os cidadãos a não perderem o prazo de pagamento, evitando circular de forma irregular, o que pode gerar uma infração gravíssima. O prazo para quitação vence ao longo do mês, de acordo com o final das placas.
Veículos de placa com final 1 e 2 tiveram o licenciamento expirado em agosto, placas que terminam com 3, 4 e 5 vencem em setembro, as com final 6, 7 e 8 em outubro, e 9 e 0 em novembro. Confira o calendário detalhado .
O CRLV não é mais emitido em papel-moeda desde 1° de janeiro de 2021, seguindo a Deliberação 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 30 de dezembro de 2019. Ele está disponível apenas em versão digital (CRLV-e) e é possível emiti-lo pelo portal do Detran -PR, em formato PDF e impresso em qualquer impressora, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito e Detran Inteligente. O CRLV é emitido até 3 dias após a quitação dos débitos do veículo (se houver). O Detran-PR não envia a carta de aviso aos proprietários.
Caso seja flagrado circulando com um veículo que não esteja devidamente licenciado, o motorista estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47, perda de 7 pontos na CNH e apreensão do veículo.
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais