Um marco histórico foi assinalado em Cruzeiro do Oeste no dia 25 de agosto. A prefeita Helena Bertoco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, deu um passo significativo em direção ao desenvolvimento sustentável do município e à preservação do seu patrimônio natural e geológico, lançando o Projeto Geoparque Caiuá.
Liderando o projeto em conjunto com os municípios de Tuneiras do Oeste, Mariluz, Formosa do Oeste e Alto Piquiri, Cruzeiro do Oeste realizou o lançamento no Parque de Exposições Jaime Canet Júnior. A ocasião reuniu autoridades locais e regionais, incluindo prefeitos e representantes dos municípios parceiros, que estão unidos em prol do projeto que é inovador.
Para Cruzeiro do Oeste, a criação do Geoparque Caiuá traz inúmeros benefícios, incluindo o desenvolvimento turístico sustentável, a preservação patrimonial e o envolvimento da comunidade. Durante o lançamento do projeto, os prefeitos também reafirmaram seu compromisso com o desenvolvimento regional sustentável e a proteção do patrimônio geológico da região. Eles destacaram a importância da colaboração entre municípios vizinhos para alcançar o crescimento de forma sustentável.
Segundo a prefeita, o Geoparque Caiuá quer se tornar um dos principais destinos turísticos do Brasil e um exemplo de conservação ambiental e cultural. “Ao lançar o Projeto Geoparque Caiuá, Cruzeiro do Oeste abraça o futuro de desenvolvimento sustentável, enquanto preserva seu patrimônio natural e cultural, fomentando uma comunidade engajada e consciente”, afirma.
O evento também contou com a presença de Fabio Skraba, diretor da Secretaria de Turismo, representando o Secretário Márcio Nunes; Francielle Carvalho, Secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo; o professor Dr. Lucas Sant’Ana, coordenador do projeto; o Doutor em Direito Internacional Público, Wagner Menezes; o Geólogo do IAT, Gil Francisco Piekarz; Cleverson Chagas, presidente da Câmara Municipal; vereadores; autoridades; professores; secretários municipais; servidores públicos e demais autoridades e lideranças.
Um Geoparque é uma área geográfica de destaque científico, educacional, cultural e turístico devido ao seu patrimônio geológico. Essa região engloba geossítios e paisagens naturais excepcionais, com o objetivo principal de proteger e utilizar esses recursos de maneira sustentável.
(Com assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais