Foto: Assessoria PMU
No dia 21 de julho, a Secretaria de Agricultura de Umuarama realizou a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em cumprimento ao que determina o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas, instrumento criado para garantir o direito humano à alimentação adequada.
Na quarta-feira (30), o secretário João Megda participou da edição regional da Conferência, que reuniu profissionais em evento realizado na Sociedade Rural de Umuarama.
O tema deste ano, debatido pelas Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional – Coresan de Umuarama e Cianorte, é ‘Erradicar a Fome e Garantir Direitos: Comida de Verdade, Democracia e Equidade. “As conferências são importantes para podermos avaliar a situação da segurança alimentar nos municípios, além de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada”, comentou Megda.
Esta fase regional da conferência contou com a participação de representantes do Consea-PR (Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Paraná), do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A presidente do Consea, Roseli Pittner, foi a responsável por conduzir os trabalhos em torno do tema central da Conferência.
A nutricionista Huana da Silva de Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Agricultura e responsável pelo Banco de Alimentos de Umuarama relatou que os trabalhos seguem três eixos principais.
“O primeiro, sob o tema ‘Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional’, o segundo fala sobre o sistema em si, e o terceiro foi sobre ‘Democracia e Participação Social’”, definiu, acrescentando que as datas das próximas etapas (Estadual e Nacional) ainda não foram definidas.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais