Umuarama

Umuarama registra 33ºC nesta quarta-feira e amanhã pode fazer ainda mais calor

O Paraná está enfrentando uma onda de forte calor em pleno inverno, que segue até 23 setembro, quando terá início a primavera. Nesta quarta-feira (23) Umuarama registrou a temperatura máxima de 33ºC. A mínima ficou na casa dos 22ºC.

O instituto de meteorologia Simepar informa que o dia está sendo de estabilidade atmosférica predominante em todas as diversas regiões do Estado, com forte aquecimento. As temperaturas estão elevadas e durante a tarde faz muito calor, especialmente no oeste, noroeste e norte, com valores acima dos 30°C. O noroeste também registrou rajadas de vento moderadas e contínuas.

Na quinta-feira (24) uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, atuando mais diretamente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná teremos mais um dia de forte calor, mas com maior disponibilidade de umidade em relação aos últimos dias. Nestas condições o risco de tempestades aumenta a partir da tarde, principalmente na “metade sul” paranaense.

Para Umuarama a expectativa é de que a quinta-feira seja de mais calor, com temperatura oscilando entre 23ºC e 34ºC.

ESQUENTA X ESFRIA

O Simepar divulgou que o calor dos últimos dias é motivado pela alternância de atuação da Massa Tropical Continental e da massa Polar Atlântica sobre o sul do Brasil, que tem comandado os contrastes térmicos sobre o estado. Essa disputa por espaço entre as massas de ar continuará ao longo dos próximos dias.

O instituto de meteorologia informa que a semana começou com as temperaturas máximas mais amenas na metade sul do Paraná, ficando entre 15ºC e 22ºC nesta região.

De lá para cá, elas aumentaram mais de 5ºC e continuarão subindo até esta quinta-feira. No norte e noroeste elas poderão alcançar valores próximos de 35ºC amanhã.

Entre sexta-feira (25) e domingo (27) o frio dará as caras novamente no Paraná, graças a incursão de um ar polar sobre o sul do país. No início da próxima semana, os termômetros marcarão entre 10ºC e 22ºC em território paranaense. A Região Metropolitana de Curitiba terá as menores temperaturas máximas.

BAIXA UMIDADE RELATIVA

O meteorologista Samuel Braun divulgou que o tempo seco e o forte calor mantêm alto ou muito alto o risco de incêndios florestais em vários setores do Paraná. No momento não há registro de chuvas. Destaque para os ventos que sopram de noroeste, com intensidade moderada a ocasionalmente forte em muitas regiões.

Arte: Simepar

Já o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib esxplicou que a falta de cobertura de nuvens no Estado contribuiu para a diminuição da umidade relativa do ar, com isso há um aumento da evaporação que afeta de maneira significativa na qualidade do ar, no conforto térmico e nas atividades sociais.

No mapa, observa-se que todo estado está sendo impactado, principalmente no norte pioneiro, enquanto que o noroeste e em parte do oeste também apresentam valores abaixo de 48% de umidade relativa no ar, bem como o leste.

Arte: Simepar
Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais