Paraná

Vagas para concursos de cadetes do Corpo de Bombeiros e da PMPR são ampliadas

O Governo do Estado pactuou nesta semana uma ampliação de vagas para os cargos de cadete da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR) nos editais que estão em andamento. O documento amplia de 50 para 73 vagas para a PMPR (23 a mais) e de 10 para 20 para o CBMPR (10 a mais). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 23 de agosto.

A seleção será feita através de processo seletivo coordenado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a realização das provas em duas etapas, sendo uma eliminatória e outra classificatória. As Provas de Habilidades Específicas serão realizadas no âmbito das duas instituições.

De acordo com a lei estadual 1.943/1954, que dispõe sobre os critérios de ingresso nas forças de segurança do Paraná, os interessados devem ter no máximo 30 anos no ato de inscrição, ter concluído o ensino médio e regularidade com o serviço militar e o Tribunal Regional Eleitoral.

Os candidatos aprovados permanecerão três anos na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde realizam o Curso de Formação de Oficiais.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, a contratação dos novos policiais e bombeiros militares vai ajudar a fortalecer ainda mais a segurança no Estado. “Essa ampliação no número de vagas no efetivo das forças de segurança fortalece ainda mais as instituições”, disse. 

ATUAÇÃO – Os oficiais da Polícia Militar do Paraná atuarão no planejamento de ações e operações da corporação, além de desenvolver procedimentos administrativos em gestão operacional de equipes policiais e aplicações de policiamento no âmbito da segurança pública.

Como Oficiais Bombeiros Militares, os profissionais selecionados e formados atuarão no comando, gestão, coordenação e fiscalização do efetivo empregado nas atividades de resgate, salvamento, busca de pessoas e bens, prevenção a incêndio e de Defesa Civil, além de desenvolver atividades relacionados às práticas jurídicas e administrativas da corporação.

Confira os dois editais AQUI.

Agência Estadual

Recent Posts

Idoso morre após atropelamento em estrada rural de Francisco Alves

Um homem de 64 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta em uma estrada…

11 minutos ago

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

9 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

10 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

11 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

12 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais