Foto: Assessoria
Obra terá várias fases: escavação, impermeabilização, instalação de drenos de chorume e de gás metano, drenagem e plantio de grama. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou nesta quinta-feira (3) a implantação de uma nova célula para o recebimento de resíduos orgânicos no Aterro Sanitário de Umuarama.
Com investimento de R$ 1.999.951 em recursos próprios, a unidade terá 21.630,07 m², está projetada para ter uma duração de 10 anos e a previsão é de que as obras fiquem prontas em fevereiro de 2024.
Fernanda Periard Mantovani, diretora da Secretaria de Meio Ambiente, conta que para a instalação da obra será necessário fazer uma série de mudanças no interior do Aterro, como a mudança de local da usina de britagem e triagem de resíduos da construção civil.
“Os trabalhos serão feitos em várias etapas: escavação, impermeabilização com geomembrana, instalação de drenos de chorume e de gás metano, drenagem de águas pluviais e finalmente o plantio de grama”, detalha.
A diretora comenta que a administração municipal está atuando dentro das recomendações dos órgãos ambientais, com planejamento e os cuidados necessários. “Vamos ampliar a capacidade de armazenamento de resíduos para atender às necessidades da população”, afirma.
A área do aterro vem diminuindo a cada ano, com a ampliação e ocupação das células, por isso temos de administrar o espaço com bastante critério e planejamento, adotando todas as medidas para aproveitar ao máximo cada metro quadrado deste importante espaço”, reforçou.
A célula atual tem uma duração estimada em mais um ano apenas e é exatamente por isso que a Secretaria de Meio Ambiente está cuidando da adequação de um novo espaço para armazenar o lixo doméstico com todos os cuidados ambientais.
“A população de Umuarama produz cerca de 80 toneladas de resíduos orgânicos por dia e esse volume todo precisa ser bem gerenciado”, observa Myrella Raynara de Souza Mendes, chefe de Divisão de Controle Ambiental.
(Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais