Umuarama

Representantes de Umuarama e mais 8 municípios participam da apresentação do Inova Cidades

Para apresentar projetos de inovação aos municípios, o Governo do Paraná promoveu na terça-feira (1º), em Curitiba, o primeiro evento do Inova Cidades, realizado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Ele é pensado para trazer uma série de projetos, palestras e soluções diretas para serem implementadas nos 399 municípios do Paraná.

Nesta primeira etapa, participaram prefeitos e representantes das cidades de Campo Mourão, Guarapuava, Irati, Marialva, Mandaguari, Paiçandu, Palmeira, Prudentópolis e Umuarama. Até o fim do ano acontecerão eventos similares em todas as regiões do Paraná. Nas próximas semanas, serão realizados em Cascavel e Maringá.

O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, falou sobre a adesão dos municípios. “O Governo do Estado trabalha de uma maneira municipalista porque a vida das pessoas acontece nas cidades. E ter essa proximidade com os prefeitos é muito importante. Eles nos trazem as demandas, e através da inovação, nós podemos oferecer melhor qualidade de vida aos paranaenses”, afirmou.

Foram apresentadas soluções e novas tecnologias nas áreas de saúde, gestão pública, administração, infraestrutura e educação, mobilidade urbana e transformação digital. Houve palestras de iniciativas das Secretarias da Inovação (Sei), das Cidades (Secid), de Infraestrutura e Logística (Seil), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Celepar, Fomento Paraná e Invest Paraná.

A Celepar apresentou o Mural Digital, plataforma de serviços que permite a transmissão de programações customizadas em circuito fechado através de TVs, bem como a utilização de lousas digitais que aproximam o cidadão dos serviços do governo. O responsável pelo atendimento e possibilidade de negócios para prefeituras, Jeferson Costa, também abordou produtos e serviços voltados para os municípios nas áreas de trânsito, comunicação, gestão de documentos, agendamentos online e correio eletrônico.

“É muito importante valorizar esse trabalho transversal da inovação. A Secretaria das Cidades está à disposição para ajudar os municípios com recursos, com projetos que envolvam ou não tecnologia, mas que com certeza precisam ser inovadores. A inovação só vale se for melhorar a qualidade de vida lá na ponta, onde as pessoas vivem”, destacou o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

A prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, destacou a iniciativa da Secretaria da Inovação. “O governo tem pensado nos municípios, mesmo os que estão longe da Capital. Isso é fundamental para que a gente possa melhorar a vida dos paranaenses”, afirmou.

Agência Estadual

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais