Umuarama

Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama elege nova diretoria

Foto: Assessoria
30 de julho de 2023 10h46

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) para o biênio 2023-2025 tomaram posse na manhã da última sexta-feira (28), com a missão de zelar pela proteção e garantia dos direitos dos cidadãos idosos.

O conselho é um colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa da pessoa idosa composto por 20 membros titulares e igual número de suplentes, sendo dez representantes do poder público e dez da sociedade civil.

Os conselheiros acompanham instituições de longa permanência para idosos e serviços governamentais e não-governamentais, recebem comunicações oficiais e denúncias de qualquer cidadão sobre a violação dos direitos da pessoa idosa, tomando as providências cabíveis e fazendo os encaminhamentos necessários.

A posse dos conselheiros teve a presença do secretário municipal de Assistência Social, Amós Westphal, representando também o prefeito Celso Pozzobom, da atual presidente do CMDPI, Sebastiana Ruiz Garcia, e do promotor de justiça Marcos Antonio de Souza, do Ministério Público do Estado do Paraná.

O secretário Amós agradeceu o trabalho dos conselheiros que estavam encerrando mandato e desejou sucesso aos novos integrantes, lembrando que o conselho é um espaço para a participação direta e o controle democrático das políticas destinadas ao atendimento da pessoa idosa, “que tem por competência propor políticas públicas que garantam o pleno exercício da cidadania a essa população”, apontou.

Ele agradeceu a presença de todos e reforçou que apoio e a dedicação de cada um são fundamentais para o sucesso do trabalho do CMDPI. No referendo de posse foram destacadas as presenças de representantes dos órgãos governamentais indicados e da sociedade civil, eleitos em assembleia específica para este fim.

O secretário Amós Westphal deu posse aos novos conselheiros manifestando o desejo que o conselho seja um espaço de diálogo, respeito e ação, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Em seguida aconteceu a primeira reunião ordinária com os novos integrantes na Secretaria-Executiva dos Conselhos (mesmo local da posse) tendo na pauta a eleição da nova diretoria do CMDPI, além da apreciação da ata da reunião anterior, balanço das ações da gestão 2021-2023, composição das comissões de trabalho e informes gerais.

O primeiro mandato terá no comando uma representante governamental e foi eleita presidente Larissa Alexandrino Broch, da Secretaria Municipal de Habitação. O vice-presidente eleito foi Ademar Rodrigues Felix, representante da sociedade civil; a 1ª secretária será a chefe da Divisão de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Tania Regina Bernardini Mazzorana Farias, e 2ª secretária eleitoa foi Samira Naaime Haurani, da sociedade civil.

(Assessoria)