Umuarama

Umuarama fecha ciclo de 12 meses com 592 casos confirmados de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde encerra nesta semana um ciclo de 12 meses de acompanhamento da evolução da dengue, chamado de ‘ano epidemiológico’, em que Umuarama registrou 592 casos da doença em praticamente todas as regiões do município – com exceção do distrito de Santa Eliza e do povoado de Vila Nova Jerusalém.

Das 18 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade, 17 registraram surto de dengue. A exceção foi o Parque Jabuticabeiras, que termina o período com bandeira amarela (condição de alerta).

Dentre os demais distritos, Lovat, Vila Nova União e Roberto Silveira também enfrentam surto da doença e Serra dos Dourados vive situação de alerta. Na semana iniciada no último domingo, 23, foram confirmados mais cinco positivos e 54 suspeitas de contaminação seguem em investigação.

Ao longo de 12 meses, Umuarama teve 3.767 notificações com suspeita de dengue, das quais 3.121 foram descartadas por exames laboratoriais ou critérios clínicos.

No mesmo período, a cidade registrou 20 notificações de suspeita de febre chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito, das quais cinco foram confirmadas e 13 tiveram resultado negativo – há ainda dois casos em investigação.

De acordo com o boletim semanal emitido pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, foram confirmados no ano dois casos de dengue com sinais de alarme (DSA) e uma morte por agravo da doença, enquanto dois óbitos continuam em investigação, aguardando confirmação do comitê estadual de monitoramento da dengue.

A UBS Bem-Estar, localizada na Zona VI, fechou o ciclo liderando no número de casos, com 53 positivos. O Centro de Saúde Escola, que atende no campus sede da Unipar, aparece em seguida com 52 casos confirmados, à frente da UBS Guarani/Anchieta (41), Cidade Alta e Jardim Lisboa (38 cada) e do Posto de Saúde Central (34). As demais UBS oscilaram entre dois e 33 casos.

Paraná

Em todo o Estado, o atual período epidemiológico soma 131.270 casos confirmados e 106 óbitos, do total de 338.459 notificações, com 135.247 suspeitas descartadas e 15.871 casos em investigação.

Dos 399 municípios paranaenses, 322 apresentaram casos autóctones (contraídos no próprio local) e 391 tiveram notificações. As regionais com mais casos confirmados de dengue são Londrina (52.319), Foz do Iguaçu (19.263), Maringá (11.016) e Paranaguá (10.960). A regional de Umuarama acumulou 5.755 casos.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

10 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

11 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

11 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

11 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais