Paraná

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre trabalho de buscas a vítima de explosão em Palotina

O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, Ten-Cel. QOBM Rogério Lima de Araújo, concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (28) para atualizar como está o trabalho de buscas à vítima desaparecida após a explosão na C.Vale em Palotina. O fato ocorreu na última quarta-feira (26) e 8 mortes foram confirmadas.

Conforme o Ten-Cel Araújo, o Corpo de Bombeiros mantém as equipes de buscas, que trabalharam sem parar durante a noite junto com técnicos da cooperativa. São três frentes de trabalho.

Uma está fazendo um reconhecimento minucioso de como está um túnel. Na sequência a equipe fará a desobstrução do túnel 3 (que está obstruído por grãos). Outra frente de trabalho está atuando na retirada de grãos (um volume muito grande ainda está no local). A cooperativa iniciou este trabalho na noite de quinta-feira e serão colocados equipamentos de sucção com maior capacidade para agilizar esse processo.

Segundo o comandante, todos estão trabalhando em meio a escombros e estruturas colapsadas, o que dificulta todo o procedimento. “Precisamos cuidar da instalação dos equipamentos para proporcionar a segurança para as equipes. Alguns locais não disponibilizavam segurança para os bombeiros, cães e equipes da cooperativa”, argumentou.

A terceira frente de trabalho está com os cães de busca, que estão fazendo a varredura das áreas. No vídeo disponibilizado dos bombeiros é possível ver como funcionam as buscas com apoio dos cães.

O Ten-Cel Araújo disse que há uma área em que o Corpo de Bombeiros acredita que esteja o trabalhador. Porém, ainda não foi possível ter acesso ao local, que está muito colapsado. Trata-se dos dutos do armazém 3. Segundo o comandante, partes do túnel nessa área foram parar no teto, tamanha a quantidade de liberação de energia provocada pela explosão. E ainda há possibilidade de desabamentos no local.

Até o momento foram retirados entre 2 e 3 mil toneladas de grãos e a estimativa é de que pelo menos 10 mil toneladas precisarão ser removidas. O trabalho de buscas conta com mais de 30 colaboradores da cooperativa, mais de 10 bombeiros por turno e 2 cães.

Apesar das dificuldades, Araújo afirmou que segue a esperança de encontrar o trabalhador vivo. Entretanto, devido à força da explosão e um possível sufocamento por grãos, as chances são pequenas.

Sobre a possibilidade de haver mais vítimas desaparecidas, na coletiva foi ressaltado que a empresa teve o cuidado criterioso de identificar todos que estavam trabalhando e, por isso, todos acreditam que apenas um homem ainda não tenha sido localizado.

“Não sairemos do local até a localização do trabalhador desaparecido”, finalizou o comandante do Corpo de Bombeiros de Cascavel.

O velório dos sete trabalhadores haitianos teve início nesta sexta-feira. Nesta manhã também foi sepultado o trabalhador brasileiro que faleceu. Confira detalhes aqui.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

19 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

45 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

57 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais