Umuarama

Mudanças no sistema do Cadastro Único unificam dados para combater fraudes

Nos últimos meses, o governo federal tem realizado mudanças no sistema do Cadastro Único. O cruzamento entre informações declaradas no cadastro e outras fontes de dados do governo, que já era praxe, por exemplo, agora ficou muito mais intensivo.

Outra novidade é o Portal Cadúnico, onde é possível visualizar a renda formal de qualquer cidadão brasileiro. Esse sistema foi incorporado ao Cadastro Único e, a partir de agora, a renda familiar inserida automaticamente pelo sistema.

“Qualquer vínculo trabalhista ou benefício/renda advinda do INSS, por exemplo, será automaticamente inserida no Cadastro Único, mesmo que o responsável não a declare”, alerta Tania Marques, coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família na Secretaria de Assistência Social de Umuarama.

A última informação que o município recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é que o responsável familiar não poderá excluir pessoas que tenham renda formalizada diretamente nos Cras (Centros de referência da assistência social). “O objetivo destas mudanças é manter a qualidade da base de dados do Cadastro Único, evitando fraudes e subdeclaração de informações”, explicou a coordenadora.

O governo anunciou, pelo Informe nº 13, de 24/072023, que “pessoas com renda atualizada pelo MDS devem ser excluídas somente após atualização cadastral no domicílio, ou seja, o responsável familiar (pessoa responsável pelas atualizações do CadÚnico com a obrigação de atualizar os dados no CRAS de 2 em 2 anos, ou a qualquer momento se tiver alguma mudança de endereço, composição familiar ou renda) não poderá tirar ninguém do seu cadastro, quando a pessoa tiver renda vinculada.

O responsável familiar deverá solicitar que seja feita a atualização cadastral em domicílio, para que um entrevistador social possa fazer a exclusão dos dados da pessoa após conferência in loco.

Outra mudança é o upload de documento com foto, termo de responsabilidade e comprovante de endereço das famílias unipessoais (indivíduos que moram sozinhos). Esta documentação será enviado ao governo federal via sistema do Cadastro Único para análise. “Todas essas normativas têm como objetivo extinguir o recebimento indevido do Programa Bolsa Família, priorizando os que mais precisam de proteção”, completou Tania Marques.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

35 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais