Umuarama

Última morte por covid-19 em Umuarama foi há seis meses; total de casos chegou a 42.603

Mesmo que a procura pela vacina contra o coronavírus tenha reduzido nos últimos meses em Umuarama, completar o ciclo vacinal é a principal arma para se evitar os efeitos graves da covid-19 – principalmente os óbitos.

A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, que comenta também que o último óbito pela doença foi registrado na cidade no dia 12 de janeiro (há seis meses).

Ele observa ainda que, das 32 mortes ocorridas entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, em mais de 80% dos casos o cidadão não havia tomado nenhuma dose do imunizante (ou, no máximo, apenas uma dose).

“Claro, temos também a comprovação de que comorbidades contribuíram para os falecimentos, nessa ordem: 1) hipertensão, 2) diabetes, 3) doença cardiovascular, 4) obesidade e 5) doenças neurológica. Porém, a questão da falta de imunização é uma realidade quando analisamos os casos de mortes”, analisa.

O Boletim Covid desta sexta-feira (14), dois novos casos foram confirmados – uma mulher e um homem – e o número de pessoas diagnosticadas com coronavírus neste mês é de 29, sendo 20 mulheres (69%), nove homens (31%) e nenhuma criança. Desde o dia 1° de janeiro até agora foram registrados 1.361 casos da doença na cidade.

Segundo o informativo, emitido diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, existem hoje 12 pessoas em isolamento domiciliar, considerando que são oito casos já confirmados (ativos) e outros quatro suspeitos, com os pacientes aguardando por resultados de exames.

Há mais de 30 dias nenhuma pessoa de Umuarama necessita de internamento na rede hospitalar credenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por complicações da doença.

Desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, 42.603 pessoas foram diagnosticadas com a doença e, deste total, 42.235 se recuperaram. Nesse período de pouco mais de 39 meses, 360 óbitos foram oficialmente registrados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A média de pessoas com diagnóstico positivo para o coronavírus continua em dois casos por dia. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) continua classificando Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

5 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

6 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

7 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

8 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

8 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais