Umuarama

Última morte por covid-19 em Umuarama foi há seis meses; total de casos chegou a 42.603

Mesmo que a procura pela vacina contra o coronavírus tenha reduzido nos últimos meses em Umuarama, completar o ciclo vacinal é a principal arma para se evitar os efeitos graves da covid-19 – principalmente os óbitos.

A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, que comenta também que o último óbito pela doença foi registrado na cidade no dia 12 de janeiro (há seis meses).

Ele observa ainda que, das 32 mortes ocorridas entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, em mais de 80% dos casos o cidadão não havia tomado nenhuma dose do imunizante (ou, no máximo, apenas uma dose).

“Claro, temos também a comprovação de que comorbidades contribuíram para os falecimentos, nessa ordem: 1) hipertensão, 2) diabetes, 3) doença cardiovascular, 4) obesidade e 5) doenças neurológica. Porém, a questão da falta de imunização é uma realidade quando analisamos os casos de mortes”, analisa.

O Boletim Covid desta sexta-feira (14), dois novos casos foram confirmados – uma mulher e um homem – e o número de pessoas diagnosticadas com coronavírus neste mês é de 29, sendo 20 mulheres (69%), nove homens (31%) e nenhuma criança. Desde o dia 1° de janeiro até agora foram registrados 1.361 casos da doença na cidade.

Segundo o informativo, emitido diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, existem hoje 12 pessoas em isolamento domiciliar, considerando que são oito casos já confirmados (ativos) e outros quatro suspeitos, com os pacientes aguardando por resultados de exames.

Há mais de 30 dias nenhuma pessoa de Umuarama necessita de internamento na rede hospitalar credenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por complicações da doença.

Desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, 42.603 pessoas foram diagnosticadas com a doença e, deste total, 42.235 se recuperaram. Nesse período de pouco mais de 39 meses, 360 óbitos foram oficialmente registrados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A média de pessoas com diagnóstico positivo para o coronavírus continua em dois casos por dia. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) continua classificando Umuarama com bandeira verde, quando o risco de contaminação é considerado baixo.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

10 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

11 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

11 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

11 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

12 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais