Umuarama

Governo do Paraná manterá escolas cívico-militares em Umuarama e em todo o Estado

A descontinuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), anunciado pelo governo federal, nesta quarta-feira (12), após decisão dos Ministérios da Educação e da Defesa, não afetará as escolas deste modelo no Estado do Paraná.

Em Umuarama onde estão três dos cinco colégios que adotaram o sistema em 2020, na área do Núcleo Regional de Educação (NRE), nada mudará. Além do Colégio Dra. Zilda Arns, a modalidade também funciona no Monteiro Lobato e no Padre Manuel da Nóbrega. Ao todo são quase 2 mil alunos nas três unidades.

A manutenção do modelo acontece porque o governo do Paraná, que já detém um modelo diferenciado dos demais Estados, irá assumir a sistemática cívico-militar das escolas que atualmente estão sob a responsabilidade das Forças Armadas. Com isso, o Paraná manterá o ensino cívico-militar nos 197 colégios do Estado, dentre eles, 12 que eram responsabilidade governo Federal.

A decisão da manutenção foi confirmada pelo líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná), o deputado Hussein Bakri (PSD), após uma reunião com o governador Ratinho Junior (PSD) e com o secretário estadual e Educação, Roni Miranda.

“Nenhuma das 196 escolas cívico-militares do Paraná sob gestão compartilhada com a Policia Militar terá o modelo descontinuado. Ao contrário, a intenção do governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação é dobrar este número até 2026”, declarou.

Conforme o parlamentar, o sistema cívico-militar já está consolidado em 196 colégios em todo o estado. “80% deles aumentaram a nota na última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, revelou o deputado.

Fim do modelo

A decisão do governo Federal em acabar com o modelo que havia sido implantado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já vinha sendo discutida deste o início da atual gestão. O programa havia sido alvo de elogios e de críticas.

Desde que assumiu o governo, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estudava como finalizar o Pecim sem prejudicar as unidades que aderiram ao programa.

Com o comunicado, agora o Mistério da Educação fará a desmobilização dos militares que assumiram as escolas e colégios. Além disso, serão adotadas medidas graduais para que todas as unidades de responsabilidade do governo Federal, que adotaram o modelo, finalizem o ano na modalidade de ensino anterior a implantação da modalidade.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

7 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

8 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais