Umuarama

Umuarama: campanha reforça proposta da fatura digital para reduzir impressão em papel

Com mais de 150 mil ligações ativas de água e esgoto, a região de Umuarama tem apenas 2,5 mil consumidores recebendo a fatura digital da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Uma adesão maior ao serviço, que já é oferecido há alguns anos pela empresa, evita a impressão de dezenas de milhares de faturas todos os meses, ajudando a reduzir custos e a preservar o meio ambiente.

Dentro da educação ambiental e do espírito de proteção da natureza, além de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama está apoiando a campanha da Sanepar para aumentar as adesões de consumidores à modalidade digital de recebimento da fatura. A expectativa é ampliar o serviço para a maioria dos clientes.

Além da questão ambiental, a fatura digital é mais segura que o papel. “Rotineiramente recebemos informações de faturas perdidas, destruídas por animais de estimação ou pela umidade das chuvas, o que exige a impressão de uma segunda via e às vezes prejudica o pagamento. Já a fatura digital fica armazenada no e-mail do cliente e, futuramente, poderá ser enviada até por aplicativo de mensagens”, explicou o coordenador comercial da Sanepar em Umuarama, Rafael Sereia Pires.

Para isso, é importante que o usuário faça a adesão e atualize seus dados, informando telefone e principalmente um endereço de e-mail para o envio da fatura. “A Sanepar já faz esse trabalho, internamente, e agora queremos a adesão da população para reduzir a utilização de papel”, disse a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

“A Prefeitura está engajada nesta ideia, que será estendida para outros setores – junto com a política de reciclagem – a fim de preservar o ambiente e aliviar o aterro sanitário, que recebe todo o lixo produzido na cidade”, completou.

Como funciona

A conta de água/esgoto/serviços em formato digital é enviada por e-mail e/ou no aplicativo Sanepar Mobile. É necessário atualizar o aplicativo (via Google Play ou Apple Store) para a nova funcionalidade, além de confirmar as informações cadastrais e registrar um e-mail para recebimento da fatura digital.

No aplicativo, a fatura estará no ícone “Consulta de Débitos”. O cliente pode realizar a adesão em todas as matrículas vinculadas ao seu CPF/CNPJ. O serviço é digital e a solicitação deve ser feita pelo site ou via aplicativo da Sanepar no ícone “Fatura Digital”.

Quem já aderiu à 2ª via digital não precisará aderir à fatura digital novamente, pois já receberá a fatura por e-mail e não mais em papel. O serviço não terá nenhum custo adicional. Para mais informações acesse o site da Sanepar (https://site.sanepar.com.br/), o app Sanepar Mobile ou o telefone 0800 200 0115.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

19 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

46 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

55 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais