Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Os policiais civis do Paraná iniciaram nesta quarta-feira (28) uma paralisação de 48 horas. A Delegacia de Umuarama está aberta, mas só opera internamente, sem atendimento ao público. O movimento é liderado pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol).
O motivo da suspensão dos trabalhos é um protesto contra o Projeto de Lei (PL) que trata da reestruturação de diversas carreiras no âmbito da administração pública, incluindo a Polícia Civil.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Adriano Bandeira, presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), ao qual o Sinclapol faz parte, disse que o governo estadual encaminhou o PL à Assembleia Legislativa (Alep) sem ouvir os sindicatos da categoria. Segundo Bandeira, a parte mais preocupante são as 160h de sobreaviso dos agentes sem qualquer compensação financeira.
“Somente o excessivo número de horas do sobreaviso já se alinha a uma situação análoga à escravidão. Já temos passado por situações complicadas e graves de saúde mental em todo país, e uma total desvalorização do Policial Civil. Não precisamos de mais essa desvalorização e descaso com a nossa categoria”, disse Bandeira.
O Sinclapol está atuando para tentar reverter essa situação e a Cobrapol oficiou o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Segurança Pública Hudson Leôncio Teixeira solicitando que a categoria seja ouvida por meio da representação sindical para que possa participar da construção do PL de reestruturação.
“A categoria foi ignorada e invisibilizada pelos gestores. Para surpresa de ninguém, apresentou um projeto delegadista que favorece apenas um dos cargos da PC. Por respeito próprio, a categoria decidiu por uma paralisação de 48h”, completou Bandeira.
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais