Umuarama

CMEI do Conjunto Sonho Meu também homenageia Umuarama pelo 68º aniversário

Uma vasta programação tem marcado as comemorações do 68º aniversário de fundação de Umuarama e além das atividades oficiais, que constam do calendário, o Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Tarsila do Amaral também promoveu uma homenagem à cidade.

Localizada no Conjunto Habitacional Sonho Meu, a instituição realizou ato cívico, apresentação de paródia, apreciação de atividades e visitas a algumas das principais praças da Capital da Amizade.

Sob a direção da professora Márcia Tiago de Sá e a coordenação de Analu Aparecida da Cunha Ribeiro, o CMEI envolveu as crianças do berçário, maternal I, maternal II, jardim e ensino infantil 4 e 5 nas atividades.

“Os professores trabalharam os símbolos de Umuarama e sua história, passaram aos alunos a influência da cultura indígena nos primeiros habitantes, seus hábitos e também os pontos turísticos da cidade”, destacou a diretora.

O cartunista Marcos Vaz trouxe o Umuaraminha, personagem símbolo do município, que contagiou as crianças cantando o hino e reforçando a importância de cuidar da cidade. O personagem é um indiozinho da etnia xetá, símbolo oficial de Umuarama desde abril de 1990, criado por Marcos Vaz e que conta com o hino “Umuaraminha Defensor da Natureza”.

“Devemos cuidar da nossa cidade, do nosso bairro, pois é aqui que moramos e queremos viver bem, poder nos sentar na calçada e contar longas histórias”, acrescentou a coordenadora Analu.

Com as crianças do berçário, maternal I e II foram trabalhados técnicas de rasgadura, colagem e carimbos com os símbolos da cidade. As crianças do jardim plantaram ervas simbolizando a cultura indígena e também foram construídas maquetes dos pontos turísticos da cidade.

“Fizemos uma estudo de campo com as turmas do infantil 4 e 5, no qual as crianças puderam cantar o hino de Umuarama à frente da bandeira na Praça Miguel Rossafa. Fizemos ainda passeios pelos bosques, shopping, à rodoviária nova e muitas fotos no avião da Praça Santos Dumont”, completou a diretora.

A avaliação das atividades foi muito positiva. Para os professores, foi gratificante ver a alegria das crianças em vivenciar esta experiência. O hino de Umuarama e uma paródia sobre a canção popular ‘Dona Aranha’, escrita pela diretora Márcia Tiago de Sá, foram ensaiados com as crianças e apresentados aos aos pais.

A letra da paródia diz: Umuarama surgiu no noroeste, veio a tempestade mas não a derrubou. Já passou por crises e esperança vem surgindo e Umuarama continua a crescer. Seu povo é audacioso e inteligente, luta, luta, luta, sempre sorridente.

(Assessoria)

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

46 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

1 hora ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais