Umuarama

Aposentados e pensionistas do Fundo de Previdência Municipal devem fazer recadastramento

A administração do Fundo de Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) está convocando aposentados e pensionistas do regime previdenciário próprio da Prefeitura para o recadastramento anual, que serve como prova de vida para servidores inativos e pensionistas. Os beneficiários recebem o formulário de atualização de dados cadastrais no mês do aniversário, por meio de correspondência, e devem devolvê-lo preenchido até a data informada no documento.

A administradora do FPMU, Denise Constante Freitas, reforça que o formulário preenchido deve ser encaminhado à sede do fundo, na rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho, 4346, centro (próximo da Prefeitura). Quem não entregar no prazo estipulado poderá ter o benefício temporariamente suspenso, até a regularização.

“O beneficiário que não residir em Umuarama deve preencher o formulário perante um tabelião no cartório de sua cidade. Aposentados e pensionistas que não comparecerem no prazo terão os proventos suspensos até normalizarem a pendência”, reforça.

O recadastramento previdenciário anual é obrigatório. Os formulários enviados no mês do aniversário devem ser corretamente preenchidos, com dados verdadeiros. Para os inativos que não receberem a correspondência, a orientação é retirar o formulário pessoalmente.

“As cartas vão para os endereços informados pelo servidor no último recadastramento. Caso tenha se mudado ou alterado o número do celular, neste período, o beneficiário deve procurar a sede do FPMU ou entrar em contato pelos telefones (44) 3906-1025 ou 99995-8979 (Whatsapp) para receber as orientações”, explica Denise Freitas.

AUTENTICAÇÃO

Inativos da Prefeitura que residem em outras cidades devem devolver o formulário de recadastramento pelos Correios, autenticado em cartório. Não é permitido o reconhecimento de assinatura por procuração, destaca a administradora.

“Infelizmente, 13 pessoas (oito servidores aposentados e cinco pensionistas) faleceram neste ano de 2021, algumas delas em decorrência de complicações da covid-19, entre outras enfermidades. Temos hoje no FMPU 764 beneficiários, dos quais 152 são pensionistas e 612 são servidores municipais aposentados. Também tivemos mortes de servidores ativos, que resultaram em pensão para os familiares”, completou Denise Freitas.

A atualização tem como objetivo manter em dia as informações cadastrais, evitar erros no sistema e fornecer a ‘prova de vida’ do servidor inativo e pensionista, que garante seu direito aos proventos mensais.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 minuto ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais