Esporte

Lar Betel vence primeira gincana do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A grande campeão da primeira gincana do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) foi conhecido na última sexta-feira, 2: a Assistência Social Lar Betel (Assebe), que desenvolve o projeto Amor e Ação.

A instituição se destacou entre as seis entidades – e cerca de 60 crianças – que participaram da disputa e garantiu uma sessão de cinema no Shopping Palladium, com direito a pipoca e refrigerante a todos os integrantes.

Na gincana as crianças responderam a mais de 50 perguntas sobre o trabalho infantil e se divertiram muito com a tradicional ‘torta na cara’. Além das respostas, elas tinham a missão de elaborar um grito de guerra envolvendo o tema proposto, que foi o diferencial para eleger o grande vencedor. “Vamos vencer o trabalho infantil, não vamos deixar as crianças escravizadas no Brasil” cantaram com empolgação os representantes da Assebe.

A disputa foi no sistema pergunta e resposta com torta na cara do perdedor, abordando o trabalho infantil. Para alguns parecia brincadeira, mas com a gincana foi possível tratar um tema sério de forma leve e divertida, explica Daniele Ferreira da Maia, coordenadora do Peti. “Cumprimos o objetivo da gincana que era aprender brincando. As crianças e adolescentes brincaram, se divertiram e aprenderam muito sobre o trabalho infantil”, enfatizou.

A preparação da gincana iniciou em março com a visita, divulgação e entrega de material às seis entidades participantes e ao Centro da Juventude (Ceju), palco do evento e sede de uma etapa exclusiva devido ao grande número de frequentadores. “Foi maravilhoso participar dessa disputa com um tema tão necessário e ainda poder sediar a gincana”, apontou a chefe de Divisão da Juventude, Roselene Souza.

A secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, se encantou com as respostas positivas dos participantes. “Muito gratificante ver essas crianças reponderem tudo sobre o trabalho infantil de forma correta”, comentou.

Além de vencer a gincana, o projeto Amor e Ação garantiu um brinde extra pelo grito de guerra: um squeeze (garrafa d’água) para cada criança. O projeto atende hoje 67 crianças e adolescentes em período integral, com uma série de atividades oferecidas pela entidade em contraturno escolar.

“Com a vitória todos serão contemplados com a sessão de cinema no Cine Laser, no shopping. E além da entidade vencedora, o Ceju também garantiu seu lugar no cinema e vai participar com cerca de 250 alunos”, completou a coordenadora Daniele da Maia.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

7 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

8 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

9 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

9 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

9 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais