Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Hemonúcleo de Umuarama está precisando doações de sangue de tipagem O -, A – e O +, para reposição das bolsas usadas. “A nossa média seria 40 por dia, mas temos coletado em torno de 25”, conta o Diretor do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi, que também frisou que “todos os tipos sanguíneos são bem-vindos”. O Hemonúcleo atende 21 municipios da região.
A equipe do Hemonúcleo avisa que não deixa faltar nenhum tipo sanguíneo, mas todas as doações ajudam a manter o estoque e salvar vidas.
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).
Atualmente, a maior demanda são dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo, que apresentam falta em todas as unidades da rede. Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada.
O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte: 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Este site utiliza cookies
Saiba mais