Umuarama

Secretaria de Saúde de Umuarama oferece curso grátis de manipulação de alimentos

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) preparou, como parte das comemorações do aniversário de 68 anos de Umuarama, o curso ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’, essencial a todos os profissionais e empresas que atuam na preparação de gêneros alimentícios para venda ao consumidor.

Serão formadas duas turmas – uma no dia 6 e outra no dia 13 de junho –, sem custo algum para os alunos. Segundo Sandra Pinheiro, responsável pela Covisa, as boas práticas na manipulação de alimentos são cuidados de higiene que devem ser observados desde a escolha e compra dos produtos para o preparo do alimento até a venda ao consumidor final.

“Tudo o que envolve esse tema consta de uma Resolução de Diretoria Colegiada (a RDC 216/2004) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ali está a exigência de que os trabalhadores envolvidos na preparação de gêneros alimentícios tenham conhecimentos comprovados sobre boas práticas na manipulação de alimentos”, detalha.

Já a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni Scapolan, observa que em fiscalizações realizadas rotineiramente, o serviço de Vigilância Sanitária do município tem encontrado muitos profissionais atuando sem formação comprovada ou desatualizados quanto às medidas e cuidados necessários. “Diante dessa realidade é que decidimos preparar essas capacitações gratuitas para oferecer a esse público”, informa.

O curso do dia 6 de junho será das 8h às 12h e o do dia 13 de junho será das 18h às 22h, no auditório da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na rua Ministro Oliveira Salazar n° 4150 (no prédio onde funcionava a Regional de Saúde).

“Entre outros, os cursos vão abordar temas como: entendendo a contaminação dos alimentos, ambiente de manipulação e cuidados com água, manuseio do lixo e controle de vetores e pragas, higienização, manipuladores e visitantes e etapas da manipulação dos alimentos”, detalha a nutricionista Fernanda Bertelis Merlini, instrutora das capacitações.

O objetivo do curso, conforme informa a coordenadora da Vigilância Sanitária, é capacitar os manipuladores de alimentos, aprimorando os cuidados e reduzindo o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos.

“Será oferecido coffee break e todos receberão certificado ao final do curso e. E vale destacar que restam poucas vagas, por isso os interessados devem fazer já sua inscrição, solicitando o link por meio do WhatsApp (44) 98457-1256 ou clicando aqui”, indica, acrescentando que após as vagas serem preenchidas, será montado um cadastro de reserva para a formação de futuras novas turmas.

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais