Umuarama

Secretaria da Agricultura distribui composto orgânico para pequenos produtores rurais

Pequenos produtores rurais do município foram contemplados com um insumo que vai auxiliá-los a melhorar e ampliar a produção, especialmente nas pequenas propriedades onde cultivam hortas e frutas.

Trata-se de um biocatalizador produzido pela Secretaria Municipal de Agricultura no aterro sanitário, utilizando nutrientes adquiridos pelo município e lodo vegetal doado por uma indústria de alimentos da cidade. O composto orgânico – uma espécie de ‘torta’ produzida com lodo, cavaco de madeira, esterco bovino, calcário e adubo – é uma espécie de compensador para o solo e uma novidade na região.

“Esta será nossa primeira experiência com o material, que foi preparado, curtido e submetido a análise laboratorial que atestou a qualidade. É um insumo oferecido gratuitamente pela Prefeitura para aumentar a produção e, desta forma, melhorar a renda do agricultor familiar”, disse o secretário da Agricultura, Murilo Teixeira.

O prefeito Hermes Pimentel acompanhou a entrega e disse que o pequeno produtor é prioridade para a administração municipal. “Há pouco tempo distribuímos calcário, esterco, mudas e outros insumos. Agora é a vez desse composto que, com certeza, vai beneficiar bastante os produtores que trabalham a terra para o seu sustento. Essa é uma obrigação do poder público, atender e estimular o agricultor. Conforme os resultados, vamos manter a produção do biocatalizador e até ampliar, se possível”, afirmou.

Pimentel disse que na próxima etapa o município deve levar o composto mais próximo dos agricultores, para reduzir os custos com o transporte, e agradeceu aos parceiros que colaboram com os nutrientes usados no preparo – Alimentos Zaeli e Sociedade Rural de Umuarama, que doou o esterco animal.

A Secretaria de Agricultura destinou cerca de 4 m³ do composto orgânico para cada agricultor com Cadastro de Produtor Rural (CadPro) regular. Futuramente o biocatalizador deve receber um ‘reforço’ com cama de frango, a partir de parceria com aviários, para enriquecer a composição e melhorar ainda mais a sua efetividade.

“O foco é o produtor. Faremos tudo que estiver ao alcance para melhorar a produção e estimular a permanência do homem no campo”, finalizou Murilo Teixeira.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

49 segundos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

51 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

1 hora ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais