Umuarama

Maio Amarelo chega ao fim, mas conscientização sobre acidentes terá continuidade em Umuarama

A campanha Maio Amarelo chega ao final nesta quarta-feira, 31, mas a preocupação em reduzir o número de vítimas do trânsito deve continuar – afinal, 397 acidentes já foram registrados em Umuarama, de janeiro até a terceira semana deste mês (média de quase 80 colisões e quedas de motocicleta por mês).

O volume é um pouco inferior à média dos cinco primeiros meses de 2022 (que foi de 85,6/mês, com o total de 428 acidentes), mas o número de mortos neste ano (sete) é quase o dobro do registrado em todo o ano passado (quatro).

“Ainda temos um longo caminho a percorrer, pois muitos umuaramenses estão perdendo a vida, ficando com sequelas ou feridos em acidentes evitáveis – que geralmente ocorrem por imprudência ou falta de atenção no trânsito. A campanha pede respeito à vida e para isso é preciso uma direção mais atenta e cuidadosa”, afirmou o diretor da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), Reginaldo Barros.

Uma blitz na avenida Londrina, entre a Praça Miguel Rossafa e a avenida Maringá (na Zona III), marcou o encerramento das atividades do Maio Amarelo. “Ao longo do mês a Umutrans realizou 21 palestras em comércios, indústrias, escolas, clubes sociais – como o Rotary e o Lions – e Tiro de Guerra, além de panfletagens nas feiras de sexta e domingo”, informou o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva.

Apesar do grande número de ações, entidades e públicos atingidos, o Corpo de Bombeiros de Umuarama atendeu 32 acidentes com vítimas, entre os dias 1º a 28 de maio. Além da frota de 95 mil veículos Umuarama recebemos mais 20 mil da região, diariamente.

“Mesmo com ruas e avenidas bem sinalizadas, tanto tráfego assim e a imprudência de alguns motoristas pintam um cenário preocupante no trânsito. Precisamos mudar essa realidade”, disse o secretário.

Segundo Elizeu Vital, a campanha teve um resultado excelente. Foram distribuídos cerca de 10 mil panfletos e centenas de cidadãos foram conscientizados por meio de palestras e outras ações.

“Os objetivos foram atingidos, sob a coordenação da Umutrans. A parceria envolveu o Detran, Polícia Militar, Guarda Municipal, Sest/Senat, Lions e Rotary, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Aciu e demais entidades, além da campanha de mídia da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, e tudo contribuiu para esse sucesso”, completou.

Mesmo com o fim o Maio Amarelo a conscientização no trânsito vai continuar. Além das ações educacionais com a Escolinha de Trânsito, orientando crianças de escolas públicas e privadas, a Umutrans continuará realizando palestras nas empresas e entidades que solicitarem.

“A intenção é envolver cada vez mais a sociedade para reduzir o número de acidentes e tornar o nosso trânsito mais seguro”, finalizou Reginaldo Barros.

(Texto: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

7 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais