Umuarama

Umuarama passa a contar com mais vagas de estacionamento para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) iniciou nesta semana a implantação de novas vagas de estacionamento especiais para pessoas com deficiência (PcD) na região central de Umuarama.

A ação atende decisão tomada em consulta pública realizada após solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), que solicitou a ampliação na oferta de vagas dado o grande número de cidadãos nesta condição, que se utilizam do trânsito local.

Embora a legislação determine que 2% das vagas de estacionamento de automóveis sejam destinadas a PcD, em Umuarama esse limite foi ampliado para 2,7% do total de 4 mil vagas existentes no centro da cidade.

“Somos talvez a única cidade do Paraná a oferecer mais vagas que o recomendado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para pessoas com deficiência”, disse o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva.

A demanda por mais vagas especiais surgiu a partir de discussões com o CMDPD, que apontou a demanda, e foi ratificada na audiência pública, realizada em 15 de março deste ano.

“Agora estamos iniciando as ordens de serviço para a implantação de novas vagas, que vão contemplar essa porção significativa da população. As vagas seguem as normas de trânsito, com sinalização vertical, pintura no pavimento e rampa de acessibilidade”, acrescentou a urbanista da Divisão de Engenharia e Sinalização, Regina Duarte Gomes.

Conforme a Sestram, Umuarama possui hoje 72 vagas especiais para PcD. Com as 40 vagas que estão sendo acrescentadas esse número vai aumentar para 110, além de 77 vagas para idosos, já existentes, e 49 vagas de carga e descarga.

A localização das novas vagas especiais foi definida após estudos da Divisão de Engenharia e Sinalização, entre fevereiro e março deste ano, apontamentos do CMDPD e pedidos de usuários do sistema, contemplando as carências reais. Foi considerada a área definida para o estacionamento rotativo na região central.

O secretário Elizeu Vital lembrou que melhorar a mobilidade urbana é uma prioridade do prefeito Hermes Pimentel, que está bem definida nas tratativas para elaboração do Plano Municipal de Rotas Acessíveis, que envolve representantes de praticamente todos segmentos da sociedade organizada.

A ação atende outra necessidade dos usuários que é a diminuição de distâncias entre as vagas especiais e locais de interesse, garantindo conforto e redução na necessidade de deslocamento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais