Umuarama

Norospar amplia capacidade da usina de oxigênio medicinal para atender demanda

Desde que o surto de síndromes respiratórias em crianças começou a se agravar, no início do mês de março deste ano, o consumo de oxigênio medicinal no Hospital Norospar subiu mais de 55%, passando de 9 metros cúbicos para 14 metros cúbicos por hora.

O aumento exponencial no consumo exigiu a ampliação da capacidade de produção da Usina de Oxigênio Medicinal da instituição, que é modulada e pode ser ajustada de acordo com a necessidade.

Segundo o presidente da Norospar, Dr. Luiz Batista de França, a Usina de Oxigênio da Norospar tem sido fundamental para a manutenção da assistência hospitalar, especialmente para os pacientes mais graves, que necessitam do suporte de oxigênio constantemente.

“A usina funciona 24 horas por dia, todos os dias, sem parar. É uma produção contínua que garante o suporte de oxigênio para todas as nossas UTIs, centro cirúrgico, pronto socorro, enfermarias e demais leitos do hospital”, explicou o médico.

O fornecimento de oxigênio nos leitos não pode parar. Para funcionar adequadamente, o equipamento exige manutenção constante. Na sexta-feira (26), técnicos da empresa Oxi 1000, responsável pela instalação e manutenção da usina de oxigênio da Norospar realizaram uma vistoria, acompanhados de profissionais de diversos setores do Hospital.

“O compressor faz a captação do ar atmosférico passando para um reservatório e depois para um secador por refrigeração. Esse equipamento que faz o tratamento do ar, retira a umidade e diminui a sua temperatura”, explicou André Luiz Cunha Zancanelli, técnico da Oxi 100.

E seguiu: “Em seguida, na geradora acontece a separação do ar numa peneira molecular, que separa o oxigênio dos outros gases presentes na atmosfera. Dessa separação, sai o oxigênio a 97%, que vai para o paciente, via rede de ar medicinal que existe em todo o hospital”.

A empresa também proporcionou treinamento e capacitação aos técnicos em manutenção da Norospar, que fazem inspeções diárias no equipamento. “O processo não pode parar e para isso contamos com o apoio da equipe interna da Norospar, que realizam as inspeções diárias, corrigem o fluxo caso seja necessário e notificam qualquer ocorrência aos nossos engenheiros e técnicos em tempo real”, destacou André Luiz.

A utilização do oxigênio medicinal produzido em usina própria representa uma economia de até 10 vezes, em comparação ao custo do uso de cilindros. Para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde, a usina de oxigênio representa agilidade e segurança na assistência ao paciente*.

“É excelente. Além da comodidade e segurança para os profissionais de saúde, que não precisam mais lidar com os pesados cilindros de oxigênio, quanto pela agilidade que ela proporciona na assistência ao paciente”, disse o fisioterapeuta da Norospar, Thiago Mantovani.

Também participaram da vistoria da Usina de Oxigênio da Norospar: o presidente da Norospar, Dr. Luiz Batista de França, o fisioterapeuta Thiago Montovani Russi, coordenador do Serviço de Fisioterapia; a enfermeira e Maria Aglair Hrycyna.

O encarregado de manutenção, Odair Ribeiro Celini e o técnico de manutenção, Yuri Ellian da Costa Torres, da equipe Norospar; além de Idacir Zancanelli, chefe da Manutenção, André Luiz Cunha Zancanelli, técnico e João Vitor Cunha Zancanelli, administrador da Oxi 1000, que tem sede em Maringá, também vistoriam a usina.

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais