Umuarama

Umuarama: Assistência Social realiza gincana com foco na prevenção ao trabalho infantil

Doze de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e para marcar a data a Secretaria Municipal de Assistência Social promove, por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), gincanas envolvendo crianças e adolescentes do Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) e de entidades socioassistenciais do município.

A 1ª Gincana do Peti terá como tema “Aprender brincando”, com a participação de sete entidades. Crianças e adolescentes vão se enfrentar no sistema de perguntas e respostas com torta na cara sobre questões relacionadas ao combate ao trabalho infantil. “As crianças aprendem muito mais rápido brincando”, afirma a secretária de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

Além de ser um momento de aprendizado haverá muita descontração, garante a coordenadora do Peti, Daniele Ferreira da Maia. Devido ao grande interesse já demonstrado, a gincana será realizada em duas etapas. A primeira acontece nos dias 30 e 31 deste mês, exclusivamente com frequentadores do Centro da Juventude.

Só o Ceju atente atualmente cerca de 250 crianças e adolescentes. “É gratificante e maravilhoso ver o Centro da Juventude lotado diariamente. A gincana vai ser um sucesso”, enfatiza Roselene Souza, chefe de Divisão da Juventude. A segunda etapa será no dia 2 de junho, com a participação das entidades Vida e Solidariedade, ARA, Bem Viver, Colorindo Futuro, Casa da Paz e Assebe.

A expectativa dos participantes é grande, pois além de aprender brincando a entidade vencedora da gincana será contemplada com uma sessão de cinema no Shopping Palladium, com direito a pipoca e refrigerante. “A gincana por si já garante momentos incríveis de diversão e aprendizado. E somada à chance de ir ao cinema, a alegria da criançada será ainda maior”, afirmou Daniele.

É consenso que brincadeiras são importantes no processo educacional, pois estimulam o desenvolvimento e são uma das chaves do aprendizado. Pensando nisso, o Peti criou a gincana. “Com as brincadeiras a criança e o adolescente aprendem a ter empatia e experimentam diferentes papéis sociais, ganhar, perder, tentar de novo, seguir regras e o principal: abordam um tema de tamanha importância que é o trabalho infantil”, completa a coordenadora do programa.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

30 minutos ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

1 hora ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

2 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais