Umuarama

Família de Umuarama luta para ter diagnóstico de criança autista com problema gastrointestinal

Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal
25 de maio de 2023 19h17

Aline Xavier, que reside no Jardim Petrópolis em Umuarama, está em busca de um diagnóstico para o filho autista de 6 anos. Alifer Kaleb está com suspeita de H.Pylori, que é uma bactéria encontrada no estômago, que pode resultar em problemas gastrintestinais como úlceras e câncer.

“Ele começou com vômito e diarreia. Inicialmente levamos no médico que disse que era intolerância a lactose e deu alta. Como era suspeita de alergia, levamos no gastroenterologista. Ele pediu exame de fezes que mostrou a presença de sangue. Com os exames em mãos, o médico disse que pode ser uma bactéria no estômago, por isso, pediu para fazer a endoscopia”, conta.

Quando OBemdito conversou com Aline no período da tarde a mãe estava em busca de R$ 1050 para fazer este exame. Ela e o marido estão desempregados e a mulher informou que o SUS (Sistema Único de Saúde) não cobre o procedimento. Porém, por volta das 19h, Aline entrou em contato com a reportagem e estava muito emocionada ao dizer que a família ganhou o exame.

Além da necessidade do diagnóstico para fazer o tratamento, o pequeno Alifer também precisa manter sua epilepsia controlada. O menino toma medicamentos, mas devido aos vômitos, o remédio não para no estômago. “Sem o remédio, ele pode ter convulsões. Além disso, fica muito irritado e agressivo” conta.

Por causa da enfermidade, Alifer, que é aluno da Escola de Educação Nice Braga e faz acompanhamento na AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama) não tem conseguido ir à aula e nem à terapia.

Apesar da família já ter conseguido o dinheiro para a endoscopia, ainda há outros gastos. Quem quiser ajudar pode fazer doações de qualquer valor através da chave pix 5544984566983, em nome de Aline Gonçalves Xavier, banco Caixa Econômica Federal. Qualquer valor é bem vindo.