Paraná

Pesquisa mostra que 46% dos professores querem a revogação do novo ensino médio

Uma pesquisa realizada com mais de 5 mil professores e diretores de escolas de todo o país revela um cenário preocupante no Brasil pós-covid. De acordo com o levantamento, realizado pelo Instituto Casagrande,60% dos docentes perceberam uma piora na aprendizagem dos alunos em 2023, em comparação com o período pré-pandemia, contra 21%, que responderam ter percebido uma melhora.

A pesquisa também questionou os professores sobre o Novo Ensino Médio – o Ministério da Educação anunciou em abril a suspensão do cronograma por 60 dias, mas negou que irá promover a revogação total.  Porém, de acordo com a consulta realizada pelo Instituto, 46% dos professores são favoráveis à revogação completa, mantendo o ensino médio como nos moldes atuais.

Outros 21% são contra a revogação, enquanto 33% não têm opinião formada. O resultado pode ser visto como uma prévia da consulta pública que está sendo realizada pelo MEC com estudantes, professores e gestores pela plataforma Participa+. 

Outra pergunta feita pelo Instituto foi em relação à disciplina nas escolas. Para a maioria dos professores (66,3%), os estabelecimentos de ensino deveriam ser mais rígidos em relação à questão disciplinar. Apenas 10% acreditam que deveriam ser “menos rígidos”.

Debate

Esses e outros temas serão debatidos em Curitiba durante o 4º Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação, que será realizado em de 31 de maio a 2 de junho com a participação dos maiores estudiosos e especialistas em educação do Brasil, psicólogos e agentes públicos ligados à área.

“As pesquisas que realizamos servirão, inclusive, para direcionar a pauta dos debates durante o evento”, conta Renato Casagrande, presidente do Instituto. “Ainda que muito venha sendo discutido sobre os gargalos na educação brasileira, o resultado do levantamento aponta para a necessidade premente da discussão ser transformada imediatamente em ações de transformação”, completa.

Os painéis abordarão temas como “Políticas públicas para a educação”, “O futuro da educação”, “Diversidade e inclusão”, “inovação tecnológica e tecnologias”, “Sociedade, família e comportamento”, “Avaliação da aprendizagem”, “Neuroeducação”, “Liderança e gestão de pessoas”, dentre outros. 

O evento deve reunir mais de 1.500 educadores na capital paranaense. 

Em paralelo, no dia 31/5 será realizado o II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação, que reunirá dirigentes de prefeituras de todo o país, além de parlamentares e representantes de entidades educacionais, para tratar de temas como o Fundeb, a valorização do magistério e a interferência da política na educação, dentre outros.

Estão previstas as participações do senador Flávio Arns; dos deputados federais Túlio Gadelha e Tabata Amaral; do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima; do ex-ministro da Educação Cristovam Buarque;  e da presidente do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV), Claudia Costin, dentre outros.

Ao final do congresso, será elaborada uma carta a ser encaminhada ao ministro da Educação, Camilo Santana.

 __

SERVIÇO

IV Congresso Internacoinal Um Novo Tempo na Educação

II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação

DATA: 31 de maio a 2 de junho

LOCAL: Shopping Novo Batel – Cel. Dulcídio, 517 – Curitiba

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.congressonovotempo.com.br

Redação

Recent Posts

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

53 segundos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

28 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

37 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

1 hora ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais