Umuarama

Colheita de café plantado no centro da cidade chama a atenção em Umuarama

Esta semana uma cena chamou a atenção de quem passava pelo cruzamento da Avenida Rio Branco com Rua Ney Braga: um senhor colhendo grãos de café, no centro de Umuarama.

Se fosse há 48 anos atrás, a cena seria muito comum, até porque o ouro verde, como era chamado, reinava absoluto nas propriedades rurais e movia a economia das regiões Noroeste e Norte do Paraná.

Os pés foram plantados pelo contador e empresário Maurício Rodrigues Campos, sócio-proprietário do Escritório de Contabilidade Âncora. O empresário tem um pequeno sítio na Estrada do Cedro, onde seus pais residem. No local ele plantou 500 pés de café.

Há cerca de seis anos atrás, Campos decidiu trazer duas mudas e plantar em frente ao escritório. De lá para cá foram quatro colheitas, somente neste ano, foram 10 quilos colhidos por ele, fora o que foi colhido por um senhor que passou pelo local e pediu para tirar os graõs.

“Na verdade foi para ocupar o espaço que estava vázio. Eu não imaginava a repercussão que isso iria dar. É impressionante como as pessoas passam por aqui, acham interessante e param para olhar”, conta.

Segundo ele, a variedade plantada no local é muito comum no Mato Grosso, e apesar de estar um pouco judiada, deve florar mais uma vez ainda este ano. “Eu trabalhei na roça muitos anos, por isso sei da importância que o café teve na economia da cidade”, destaca.

Apesar de toda a paixão e admiração pelo produto, Campos não é consumidor assíduo de café, como muitas pessoas que consomem o produto várias vezes ao dia. “Tomo com leite pela manhã, se eu tomar preto, me dá dor de cabeça o dia todo”, revela.

Os anos de ouro da produção cafeeira no Noroeste e Norte do Paraná durou até 1975, ano da geada negra, que dizimou as plantações das regiões causando grandes prejuízos para os produtores e para economia regional.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

12 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

49 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

1 hora ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

1 hora ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais