Umuarama

Pimentel envia mensagem em homenagem ao Dia do Enfermeiro

O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, enviou mensagem em homenagem ao Dia Internacional do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio. Ele destacou a dedicação dos quase 200 profissionais que dedicam suas vidas para cuidar, zelar, organizar e manter o funcionamento de toda a estrutura dos estabelecimentos interligados à Secretaria Municipal de Saúde (hospitais, clínicas, unidades de saúde etc.).

Pimentel disse que sempre teve muita admiração pela profissão de enfermeiro (além dos técnicos e atendentes de enfermagem), ressaltando que são profissionais capacitados e determinados em contribuir para reduzir a dor dos pacientes.

“Tanto que o símbolo da enfermagem é uma lâmpada, o que significa que são seres que oferecem e levam a luz onde há a escuridão nos momentos de insegurança e sofrimento. Parabéns a todos os enfermeiros e que Deus ilumine suas vidas”, comentou.

A enfermeira Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora da Atenção Primária em Saúde de Umuarama, detalha que o dia 12 de maio foi escolhido mundialmente como o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, italiana que é um marco na enfermagem moderna.

“No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em 1938 por Getúlio Vargas em homenagem tanto à Florence Nigthingale, como a Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares”, resumiu.

Ela pontua ainda que a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

“Durante séculos a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. E, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, nossa sincera homenagem a todos os nossos companheiros de trabalho”, finaliza Jaqueline.

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

2 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

3 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

4 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

4 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

4 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais