Umuarama

Simulação de acidente com vítimas chama atenção na Praça Arthur Thomas, em Umuarama

As ações da campanha Maio Amarelo seguem despertando a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de Umuarama. Na manhã de sábado, 6, as forças de segurança foram envolvidas em um “acidente” envolvendo motociclista na Praça Arthur Thomas.

O socorro foi rápido e em poucos minutos as supostas vítimas foram encaminhadas para o atendimento médico. Apesar da comoção, demonstrada por algumas pessoas, tratava-se de uma simulação. Porém o trânsito teve situações reais no final de semana que deixaram famílias abaladas e algumas até enlutadas.

Um jovem de 22 anos morreu após o choque da moto que ele conduzia e um caminhão na avenida Portugal, na última sexta-feira (5) – mesma via pública onde uma mãe e o filho ficaram feridos após o capotamento do veículo que ela conduzida, na tarde de domingo (7). 

Também no domingo de manhã, uma mulher de 23 anos morreu após o capotamento de um veículo adaptado (buggy) na Estrada Desengano, entre os distritos de Santa Eliza e Roberto Silveira, e à noite, no mesmo dia, duas mulheres foram atropeladas na avenida Rio Grande do Norte e uma delas, de 70 anos, também morreu no local. A outra ficou ferida e foi socorrida. 

É esta realidade que a campanha Maio Amarelo quer mudar. Lançada na quinta-feira, 4, pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) e pela Diretoria de Trânsito (Umutrans), a ação busca envolver a sociedade para reduzir o número de acidentes e tornar o trânsito mais seguro. 

“A situação do trânsito é grave. Além destes acidentes urbanos tivemos várias ocorrências nas rodovias da região que também resultaram em mortos e feridos. Em Umuarama a média é de sete a oito acidentes por dia e em 90% dos casos há uma motocicleta envolvida, quase sempre com vítimas. Neste ano já são cinco mortes”, lembrou o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva. 

A campanha segue até 31 de maio com um extenso cronograma de ações educativas para conscientizar a população e reduzir a imprudência na condução de veículos. Excesso de velocidade, desatenção e desrespeito à sinalização, além do uso de celular na direção, são as principais causas de acidentes. “São questões de comportamento que, se forem mudadas, refletirão na redução do número de vítimas” acrescentou o diretor da Umutrans, Reginaldo Barros. 

Entre as ações, já foi realizada uma blitz educativa e panfletagem na última sexta-feira, 5; simulação de acidente e distribuição de panfletos na região central, no sábado (6); e uma palestra com motociclistas que atuam como entregadores na manhã desta segunda-feira (8), na Escolinha de Trânsito.

Também inicia nesta segunda um ciclo de palestras na Casa da Amizade e em algumas empresas – como a indústria de alimentos Zaeli (terça-feira, 8h) – e panfletagem no Tiro de Guerra 05.012 (quinta-feira, 7h). 

A campanha tem a participação da Guarda Municipal, Sestram, Umutrans, Corpo de Bombeiros, 25º Batalhão da Polícia Militar, Ciretran/Detran, TG 05.012, Aciu, Sest/Senat, associação dos trilheiros, Rotary e Lions Club, além da prefeitura. 

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

30 minutos ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

46 minutos ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

1 hora ago

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

2 horas ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

3 horas ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais