Umuarama

Prorrogadas as inscrições para a eleição de conselheiro tutelar de Umuarama

O prazo para inscrição de candidatos a conselheiro tutelar de Umuarama foi prorrogado. Os interessados devem procurar a Secretaria-Executiva dos Conselhos, na avenida Presidente Castelo Branco, 3370 – salas 5 e 6, até a próxima quinta-feira (11/05), das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. A eleição será disputada em outubro deste ano e a posse ocorrerá em janeiro de 2024. 

O mandato tem quatro anos de duração e os conselheiros titulares receberão remuneração mensal de R$ 3.866,43, um dos maiores salários para o cargo em todo o Estado. Cinco membros titulares serão eleitos e os demais ficarão como suplentes, conforme o resultado da votação, informa o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivo Galdino da Silva. 

Para a inscrição o candidato interessado deve apresentar ficha de requerimento preenchida, cópias do RG e CPF, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais e civis, cópia do título de eleitor e comprovante de votação (ou justificativa de ausência) na última eleição e cópia da carteira de habilitação (categoria B no mínimo). 

Ainda uma certidão espedida pelo fórum atestando estar quite com a Justiça Eleitoral, cópia do certificado de reservista ou dispensa de incorporação (para homens), comprovante de escolaridade, duas fotos 3 x 4, certificado de conclusão de curso de informática ou declaração de próprio punho e declaração atestando não ter sido penalizado com destituição do cargo de conselheiro tutelar. 

A taxa de inscrição é de R$ 60 e podem solicitar isenção candidatos inscritos no Cadastro Único do governo federal e doadores de medula óssea ou de sangue que tenham feito duas doações até 12 meses atrás. A escolha dos membros efetivos será por voto direto e secreto, em urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral. 

A eleição será no Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazinho (Ceppat). Podem votar cidadãos maiores de 16 anos inscritos no município, devendo apresentar título de eleitor, identidade ou outro documento com foto. 

Para ser conselheiro tutelar é necessário ser brasileiro maior de 21 anos, ter idoneidade moral e comprovar domicílio eleitoral na cidade. Não pode estar exercendo mandato ou concorrendo a cargos eletivos, nem ter sido penalizado com a destituição na função de conselheiro. A remuneração será reajustada anualmente no mesmo índice aplicado à remuneração dos servidores municipais. 

Mais informações na resolução 014/2023, disponível no diário oficial do município (www.ilustrado.com.br), no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br) e também na Secretaria-Executiva dos Conselhos, pelos telefones (44) 3906-1019 e 3906-1092. 

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais