Umuarama

Campanha Maio Amarelo chama atenção para o alto número de vítimas do trânsito local

A campanha Maio Amarelo, que busca chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, foi lançada nesta quinta-feira, 4, pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) e pela Diretoria de Trânsito (Umutrans) do município. A intenção é envolver a sociedade para reduzir o número de acidentes e tornar o trânsito mais seguro.

Os números assustam. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cada 12 minutos aconteceu um acidente grave no Paraná, provocando em média quatro mortes por dia. Em Umuarama, a média é de sete a oito acidentes por dia. Em 90% dos casos há uma moto envolvida e a quase totalidade das vítimas são condutores ou caronas de motocicletas.

Os acidentes seguiam trajetória de queda em 2020 (com 880), mas voltaram a subir em 2021 (985) e no ano passado (1.084). Já o total de vítimas fatais permanece em queda – foram 15 em 2019, nove mortes nos dois anos seguintes e seis em 2022. No primeiro trimestre deste ano, Umuarama registrou 186 acidentes com duas mortes. Na última semana, mais uma pessoa perdeu a vida devido a um atropelamento no centro da cidade.

A campanha prossegue até 31 de maio com um extenso cronograma de ações, voltadas principalmente aos motociclistas. “Temos uma frota de 95 mil veículos registrados no município e recebemos ainda 20 mil veículos da região, diariamente. Embora nossas ruas e avenidas sejam bem sinalizadas, com tanto tráfego e a imprudência de alguns motoristas, infelizmente temos um cenário preocupando no trânsito. A campanha vem para tentar mudar essa realidade”, disse o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva.

O prefeito Hermes Pimentel disse que se os condutores seguisse as normas de trânsito que aprendem no processo para obtenção da carteira de habilitação, não haveria tantos acidentes.

“Investimos nos cuidados, sinalização, conservação das vias públicas, contratação de agentes de trânsito, mas muitos condutores desrespeitam as normas, dão um ‘jeitinho’, e por isso cometem muitas infrações, colocando em risco a população e eles mesmos. Isso precisa mudar”, pediu.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha terá ações educativas, sobretudo para motociclistas, conscientizando sobre respeito às regras de trânsito e o trabalho dos agentes de trânsito.

“O objetivo (inclusive no caso de multas) é proteger a vida. Não atender à sinalização de parada obrigatória tem a mesma gravidade de avançar o sinal vermelho no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – são infrações gravíssimas, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira”, lembrou o diretor da Umutrans, Reginaldo Barros.

Umuarama também conta com Escolinha de Trânsito, uma das primeiras do Estado no âmbito municipal. Neste ano, 1.104 alunos do 4º ano vão levar para casa o aprendizado das aulas de trânsito e ajudar a ‘fiscalizar’ a conduta dos pais e familiares, além de dividir o aprendizado com os coleguinhas da escola. “Formar bons motoristas é um dos caminhos para o trânsito mais seguro, por isso temos essa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que tem dado ótimos resultados”, acrescentou Vital.

A campanha conta com a participação da Guarda Municipal, Sestram, Umutrans, Corpo de Bombeiros, 25º Batalhão da Polícia Militar, Ciretran/Detran, TG 05.012, Aciu, Sest/Senat, associação dos trilheiros, Rotary e Lions Internacional, além da Prefeitura. O lançamento reuniu representantes de todos estes parceiros, secretários municipais e lideranças da comunidade, e foi encerrado com um café da manhã.

AGENDA – PRÓXIMAS AÇÕES

Blitz Educativa: 5/05 (sexta-feira), 16h, na Av. Parigot de Souza, em frente ao Bosque do Índio

Panfletagem: 05/05 (sexta-feira), 16h, na feira livre em frente a sede da Guarda Municipal

Encontro dos envolvidos nas ações: 6/05 (sábado), 9h, na Praça Arthur Tomas

Simulado de acidente de motos: 6/05 (sábado), 9h30, na Praça Arthur Tomas com o Corpo de Bombeiros de Umuarama

Palestra para motociclistas entregadores: 8/05 (segunda-feira), 8h, na Umutrans (Av. Padre Germano Neto Junior, 3502)

Palestra: 8/05 (segunda-feira), 20h, no Rotary Club Umuarama – Casa da Amizade

Se alguma empresa ou entidade tiver interesse em palestras, deve entrar em contato com a Umutrans para o agendamento.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

3 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

4 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais