Umuarama

Turma do Kavuco completa 40 anos de amizade e muita festança

Criada em 1983 por um grupo de amigos de Umuarama e região que promoviam as famosas “Brincadeiras Dançantes” – eventos informais que agitavam a juventude da época e eram realizadas nas residências dos organizadores – a Turma do Kavuco completou 40 anos neste domingo (23), com um reencontro inesquecível.

O nome da turma é em referência a uma bebida muito popular na época, à base de água ardente ou vodka, gelo e açúcar, preparada dentro de um abacaxi. Para consumir, utiliza-se um canudo grosso ou bomba de tomar erva mate, com a qual se vai retirando (kavucando) a polpa do abacaxi.

Liderada pelo empresário Francisco Edson Lopes – o Chico Kavuco – a Turma do Kavuco é uma verdadeira confraria, com sede, estatuto e carteirinha de membro oficial. “Todos éramos muito jovens e naquela época havia poucas opções de diversão na cidade. O jeito era nos reunirmos uns nas casas dos outros, promovendo nossas próprias festas e eventos. A bebida oficial era o Kavuco, é claro, porque é gostoso e também muito barato”, conta Chico.

Segundo ele, as Brincadeiras Dançantes aconteciam aos domingos à tarde, na maioria das vezes na sua própria casa. “Os pais e irmãos das moças solteiras eram muito rígidos. As Brincadeiras Dançantes eram festas familiares, realizadas em casa e a oportunidade perfeita para paquerar o broto”, relembrou.
Muitos casais se conheceram e se uniram a partir da Turma do Kavuco e hoje formam uma grande família. “O que o Kavuco uniu ninguém separa”, disse José, conhecido como Zezinho, que conheceu a esposa Roberta em uma das Brincadeiras Dançantes do Kavuco.

“É um grande orgulho, depois de tantos anos, conseguirmos manter um grupo tão grande e tão unido de amigos. Muitos vêm de longe para os nossos encontros e como é bom matar a saudade dos velhos tempos”, disse Chico Kavuco, que agradece a todos que participaram, especialmente os que vieram de outras cidades e estados.

Chico Kavuco e a namorada Margarete. Eles se conheceram nas Brincadeiras do Kavuco e namoraram por um tempo. Ela se mudou pra Florianópolis e eles se reencontraram ano passado no tradicional reencontro da turma e começaram a namorar.
Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais