Umuarama

Profissionais de saúde de Umuarama passam por capacitação sobre raiva e leishmaniose

O infectologista Ricardo Delfini Perci realizou uma capacitação sobre os temas raiva e leishmaniose, em trabalho especialmente desenvolvido para agentes de endemias, técnicos da Vigilância Sanitária, enfermeiros da APS (Atenção Primária em Saúde) e do Pronto Atendimento (PA).

Entre outros pontos abordados, o médico do Ambulatório de Infectologia de Umuarama apresentou estudos e pesquisas das causas da doença. 

Segundo Dr. Perci, a raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens e se transmite às pessoas pelo contato com a saliva infectada por meio de mordidas ou arranhões. “Os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas no mundo. Uma vez que aparecem os sintomas, a enfermidade é quase sempre mortal”, alertou. 

Já a leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania, como explica o infectologista. “Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: a tegumentar ou cutânea e a visceral ou calazar. Esta doença é mais comum em cães”, indicou. 

 Segundo Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, o tema é fundamental para formação desse público-alvo. “Sem dúvida trata-se de um evento muito importante, pertinente, para capacitar e desenvolver um trabalho ainda mais eficaz, promover conhecimento e alertar nossa população”, afirmou. 

 Ela acrescenta que o objetivo do encontro também é para orientação de profissionais que estão no dia a dia da saúde, alertando para a necessidade de falar sobre o tema e evitar o diagnóstico tardio. “Buscamos sempre realizar eventos abordando questões de saúde pública, trabalhando junto desses profissionais para que toda a população de Umuarama – tanto da cidade quanto dos distritos – tenham mais informação e, desta forma, mais saúde”, pontuou. 

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

53 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais