Umuarama

Profissionais de saúde de Umuarama passam por capacitação sobre raiva e leishmaniose

O infectologista Ricardo Delfini Perci realizou uma capacitação sobre os temas raiva e leishmaniose, em trabalho especialmente desenvolvido para agentes de endemias, técnicos da Vigilância Sanitária, enfermeiros da APS (Atenção Primária em Saúde) e do Pronto Atendimento (PA).

Entre outros pontos abordados, o médico do Ambulatório de Infectologia de Umuarama apresentou estudos e pesquisas das causas da doença. 

Segundo Dr. Perci, a raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens e se transmite às pessoas pelo contato com a saliva infectada por meio de mordidas ou arranhões. “Os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas no mundo. Uma vez que aparecem os sintomas, a enfermidade é quase sempre mortal”, alertou. 

Já a leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania, como explica o infectologista. “Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: a tegumentar ou cutânea e a visceral ou calazar. Esta doença é mais comum em cães”, indicou. 

 Segundo Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, o tema é fundamental para formação desse público-alvo. “Sem dúvida trata-se de um evento muito importante, pertinente, para capacitar e desenvolver um trabalho ainda mais eficaz, promover conhecimento e alertar nossa população”, afirmou. 

 Ela acrescenta que o objetivo do encontro também é para orientação de profissionais que estão no dia a dia da saúde, alertando para a necessidade de falar sobre o tema e evitar o diagnóstico tardio. “Buscamos sempre realizar eventos abordando questões de saúde pública, trabalhando junto desses profissionais para que toda a população de Umuarama – tanto da cidade quanto dos distritos – tenham mais informação e, desta forma, mais saúde”, pontuou. 

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais