Umuarama

Criança de 6 anos engasga com bala mastigável e passa por reanimação no Pronto Atendimento

O rápido atendimento prestado pela equipe do Pronto Atendimento 24h de Umuarama foi decisivo para reanimar uma criança de seis anos vítima de engasgo com uma bala mastigável na última quarta-feira, 12. O incidente aconteceu em um supermercado nas imediações da Praça dos Xetá.

No momento de desespero, com a criança já desmaiando, a mãe e um funcionário do mercado levaram a criança às pressas para o PA e o menino pôde ser reanimado.

O coordenador do Pronto Atendimento, enfermeiro Anderson Luís Candiani, disse que o Samu foi acionado, porém com o desmaio do filho a mãe pediu socorro para transportar o menino imediatamente e isso fez a diferença.

“Assim que chegou, já desacordada e sem batimentos cardíacos, a criança foi encaminhada à sala de emergência para atendimento pela equipe de plantão comandada pelo médico Leonardo Sandri. Ele realizou os procedimentos de reanimação e ela voltou a respirar”, explicou.

Como a respiração ainda estava difícil, o médico realizou a desobstrução da traqueia com uma pinça e conseguiu remover a bala, liberando a passagem do ar. “Mesmo assim foi necessário intubar o paciente, por conta das lesões provocadas pelo engasgo. Após ser estabilizado ele foi transferido ao hospital Norospar e de lá seguiu para o Hospital Bom Samaritano, em Maringá, onde permanecia internado na UTI, nesta sexta”, acrescentou o coordenador.

De acordo com a mãe, o menino está se recuperando bem e sua condição é estável. O coordenador do PA alerta os pais e responsáveis por crianças sobre a ingestão de doces e outros alimentos, especialmente essas balas.

“O doce que causou o engasgo tem formato de olho, é ovalado, gelatinoso e liso. É importante sempre observar as crianças quando estão comendo e conhecer as manobras de socorro para o caso de um engasgo, o que é bem comum no dia a dia”, alertou.

O secretário municipal da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, parabenizou a equipe pelo bom trabalho, “que permitiu salvar a vida de uma criança”, e destacou a integração da equipe. “Nesse caso, como em outras emergências, é fundamental o entrosamento entre os enfermeiros, médicos, recepcionistas, o serviço social e demais setores do Pronto Atendimento. Ali trabalham 78 profissionais e os plantões são realizados por mais de 60 médicos”, lembrou.

O prefeito Hermes Pimentel também felicitou os profissionais do PA. “Eles têm importante função de salvar vidas e fazem um bom trabalho. O Pronto Atendimento faz cerca entre 7 mil a 10 mil atendimentos por mês e na absoluta maioria os pacientes voltam para casa medicados e com a saúde restabelecida”, comentou.

Cerca de 20% dos atendimentos da unidade são casos de urgência e emergência, porém em torno de 80% são casos de menor gravidade, que poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde. “Este é uma realidade que precisa ser mudada. O PA é destinado a urgências e emergências, porém os pacientes de maior gravidade – como o menino que engasgou com a bala – acabam dividindo a atenção dos médicos com esse alto volume de atendimentos pouco urgentes”, alertou o secretário Herison Lima.

O secretário municipal da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

11 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais