Paraná

Educação divulga lista de professores para intercâmbio do Ganhando o Mundo

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta sexta-feira (14) a lista de professores e pedagogos da rede estadual selecionados para o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Os 96 aprovados são de diversas regiões do Estado e embarcarão em setembro para a Finlândia ou Canadá, onde terão uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior. 

Durante esse período, os educadores terão cursos de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país de destino. Eles também produzirão projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática após o retorno ao Brasil. 

“É oportunidade única de aprofundar os meus conhecimentos, conhecer novas práticas pedagógicas, ampliar minha visão sobre educação e, principalmente, poder trazer para os meus alunos, para a minha sala de aula, as experiências que eu vou adquirir”, diz Dijalmary Matos Prates Chas, uma das docentes selecionadas para o Canadá. 

Professora de Matemática no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, Dijalmary celebrou a conquista com seus estudantes nesta sexta-feira (14). “Fiquei muito emocionada com a comemoração deles. Eles torcem por mim”. 

Além de trazer ao Paraná o que aprender no Exterior, ela também pretende compartilhar com os canadenses seu conhecimento e sua experiência construídos na rede pública estadual. “É uma troca. Nós também temos muita coisa para passar das nossas práticas e metodologias”, assegura. 

Puderam se inscrever para o processo seletivo professores e pedagogos QPM (do Quadro Próprio do Magistério) atuando na rede pública estadual. Também era preciso ter participado do Formadores em Ação — programa de formação continuada da Seed-PR que consiste em grupos de estudos liderados por professores da rede estadual (professores formadores) e destinados a docentes da mesma disciplina ou área do conhecimento (professores cursistas). 

Das 96 vagas ofertadas, 63 foram para professor ou pedagogo formador e 33 para professor ou pedagogo cursista. Além disso, 24 vagas são destinadas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada. 

Educação divulga lista de professores aprovados para intercâmbio do programa Ganhando o Mundo

Seleção

Foram selecionados os candidatos melhor classificados em relação à nota, formada a partir de dois fatores: experiência no Formadores em Ação (foram atribuídos pontos a cada jornada concluída) e prova didática. Esta consistiu na entrega de um plano de ação e de um vídeo, ambos abordando uma situação-problema do ambiente escolar e uma proposta de solução. 

Também foi preciso fazer um teste de proficiência em inglês, para determinar o possível país de destino do participante. O candidato que teve nota igual ou superior à B2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), foi classificado para as vagas na Finlândia (onde o curso será ministrado em língua inglesa). O que teve nota inferior à B2 foi classificado para as vagas no Canadá (onde a formação será em português). 

Os professores selecionados para o Canadá terão um curso preparatório de inglês ofertado pela Seed, para que possam se comunicar no país. 

Desenvolvimento profissional

O objetivo desta edição do Ganhando o Mundo é possibilitar que, a partir da imersão no sistema educacional de outro país, professores e pedagogos da rede estadual possam compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de ampliar sua capacidade de contextualização social, histórica e cultural. 

Durante o intercâmbio, os profissionais terão vivência em sistemas educacionais que são referência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e desenvolverão projetos que, ao serem aplicados nas escolas da rede pública estadual, contribuirão para o processo de ensino-aprendizagem. 

Após concluir o período de formação no Exterior, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria online com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio. 

Investimento

O investimento total nesta edição do Ganhando o Mundo é de R$ 3 milhões. A Seed arcará com os custos de passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; deslocamento do aeroporto à instituição de ensino e da instituição de ensino ao aeroporto; alojamento; alimentação; taxas escolares e passagem de Curitiba até a embaixada emissora do visto, bem como hospedagem e alimentação no período para obtenção do visto. 

Inscrições para alunos

O programa Ganhando o Mundo tem inscrições abertas até 31 de maio para estudantes da rede estadual matriculados na primeira série do ensino médio neste ano letivo. Essa edição levará mil alunos, em 2024, para cinco países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. 

(Reportagem: AEN)

Agência Estadual

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais