Foto: Assessoria PMU
O reforço da segurança nas escolas e centros de educação infantil voltou a ser discutido nesta terça-feira (11), em uma videoconferência que reuniu o prefeito Hermes Pimentel, a secretária da Educação de Umuarama, Mauriza de Lima Menegasso, o presidente da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios), Mário Junio Kazuo da Silva, e comandantes das principais forças de segurança, além de secretários de Educação, diretores, professores e equipes de estabelecimentos de ensino de toda a região.
A live foi o formato definido para estender a discussão que começou em reunião na última segunda-feira, no Paço Municipal, por iniciativa do prefeito Pimentel e da Amerios. O presidente da entidade informou que já manteve contato com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e com o governo estadual para uma audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, prevista para o próximo dia 18.
Mário Junio destacou que a Polícia Militar e demais forças de segurança estão atentas e preparadas para orientar os corpos docentes quanto a medidas e protocolos que deverão ser adotados pelas escolas. “Os pais e professores devem manter a calma. Todo serão orientados sobre como agir em caso de necessidade e a polícia estará ao nosso lado, protegendo e orientando”, afirmou.
O prefeito Pimentel comentou que esse tipo de violência deve ser combatido com orientação, atenção e medidas eficazes. “Como líder devemos tomar a frente para preparar a comunidade escolar e tranquilizar os pais. Agradeço o empenho dos comandantes das polícias e asseguro que, juntos, estamos fazendo o possível para garantir a segurança dos alunos nas nossas escolas. Inclusive já intensificamos as rondas com a Guarda Municipal, apoiando a PM”, informou.
O diretor da GMU, inspetor Valdiney Rissato, lembrou que desde há algumas semanas o prefeito Pimentel determinou que o patrulhamento fosse intensificado nas escolas. “Temos feito rondas de forma mais constante, com guardas e agentes de trânsito, nas escolas municipais da cidade e distritos e também no entorno de escolas privadas, quando solicitado, ao lado da Polícia Militar. Temos 42 unidades educacionais do município e, na medida do possível, vamos revezando nossas equipes para ampliar o patrulhamento”, reforçou.
O capitão Namur Zandoná, comandante da 4ª Companhia do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira, detalhou alguns cuidados que devem ser adotados pelos estabelecimentos – como um maior controle do acesso, procedimentos para reforçar a defesa e proteção dos alunos e um plano em caso de invasão do estabelecimento – e apresentou a cartilha “Medidas contra um agressor ativo”, lançado pela Polícia Militar com uma série de orientações sobre os momentos de fugir, se esconder e enfrentar, bem como a maneira correta de pedir socorro à polícia.
O comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama, major Cláudio Longo, informou que no início de maio a corporação receberá um reforço importante no efetivo, com o início do estágio operacional de um grande grupo de novos policiais.
“Teremos mais homens em todas as cidades que integram o BPM e, com isso, mais policiamento no entorno das escolas”, assegurou, e disse que a PM trabalha com uma rede de informação efetiva que tem possibilitado grandes avanços na segurança.
A live também teve a participação do major Juan Diego Farias de Abreu, da Patrulha Escolar; sargento Sérgio Lopes Rodrigues e delegado Gabriel dos Santos Menezes, da 7ª Subdivisão Policial.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais