Umuarama

Doenças respiratórias em crianças. Saiba quando procurar atendimento médico

Com o período de mudanças climáticas houve aumento do número de casos de doenças respiratórias em crianças, exigindo atenção dos pais e responsáveis e reforço no atendimento médico.

O Hospital Cemil conta com serviço de Pediatria 24 horas, para atendimento ambulatorial, urgência, emergência, internação e intervenções realizadas exclusivamente por profissionais pediatras.

“É preciso ter calma e saber o que fazer. É importante observar os sintomas, especialmente em crianças menores de dois anos de idade e procurar atendimento médico no lugar certo.”, recomenda a médica chefe do Setor de Pediatria e Neonatologia do Cemil, Dra. Gabriela Frade Frederico.

A médica orienta aos pais sobre a Classificação de Risco, sintomas de doenças respiratórias em crianças e quando procurar atendimento médico.

Pouco urgente

Classificação de risco baixa – Se a criança apresentar: coriza, congestão nasal, dor de garganta, tosse, perda de olfato e paladar, febre baixa – igual ou acima de 37,8 ºC – persistente nas últimas 24 horas, irritabilidade, dor de cabeça, dor no corpo; procurar atendimento ambulatorial – até 3 horas para atendimento.

“Pode ser através de agendamento com seu pediatra de confiança ou na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa”

Urgência

Classificação de risco médio/alto – Se a criança apresentar febre igual ou acima de 37,8 ºC por mais de 24 horas, que não melhora com uso de antitérmicos, vômitos que não melhoram com medicação, fraqueza, sensação de falta de ar, respiração acelerada, dificuldade para respirar, mas consegue falar e/ou comer/mamar (no caso de bebês), chiado no peito, pontas dos dedos arroxeadas – até 30 minutos para atendimento.

“Nesses casos a recomendação é procurar atendimento médico imediato, no Pronto Socorro mais próximo”, disse a pediatra.

Emergência

Classificação de risco alta/altíssima – Se a criança apresentar lábios arroxeados, gemidos, dificuldade para falar devido à falta de ar, dificuldade para comer e ingerir líquidos devido à falta de ar, a criança que não consegue mamar devido à falta de ar, dificuldade para ficar acordado, confusão mental, febre muito alta (igual ou acima de 39 ºC), manchas vermelhas/ roxas no corpo, lábios e/ou olhos inchados, desmaios – Atendimento imediato.

“Na presença desses sintomas a criança precisa de atendimento imediato. Em caso de parada respiratória, acionar o SAMU pelo número 192 ou se dirigir ao Serviço de Pronto Socorro mais próximo”, explica a Dra. Gabriela.

Prevenção

A Dra. Gabriela orientou também sobre os cuidados preventivos. “Os hábitos de higiene são fundamentais, como lavar as mãos antes de pegar nos bebês, evitar beijar as crianças pequenas, evitar o contato com crianças que estejam doentes, muita hidratação e alimentação saudável. A ventilação e cuidados com a limpeza do ambiente também são importantes quando falamos de prevenção de doenças respiratórias”, concluiu.

“Crianças pequenas ficam mais suscetíveis às mudanças climáticas e a circulação de vírus respiratórios que chegou mais cedo este ano pede cuidados especiais e atenção ao aparecimento de sintomas respiratórios, especialmente em bebês menores de seis meses”, alerta a pediatra chefe do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Hospital Cemil, Gabriela Frade Frederico.

(Reportagem: Assessoria)

Redação

Recent Posts

Família pede doações de sangue para moradora de Umuarama vítima de acidente; vídeo mostra colisão

A família de Maria de Fátima dos Santos, de 52 anos, realiza uma campanha para…

39 minutos ago

OBemdito é o terceiro portal com maior alcance digital do Paraná

O portal OBemdito, de Umuarama, alcançou mais um marco importante no cenário da comunicação paranaense. Levantamento…

1 hora ago

Filho de Nunes Marques acumulou R$ 27,7 milhões em dois anos de advocacia

O advogado Kevin de Carvalho Marques, filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio…

1 hora ago

Furtos em Ivaté e Douradina mobilizaram a Polícia Militar; nenhum suspeito foi localizado

A Polícia Militar registrou duas ocorrências de furto nesta quarta-feira (8) nos municípios de Ivaté…

1 hora ago

PM flagra adolescente vendendo maconha para usuário no centro de Pérola

A Polícia Militar (PM) de Pérola apreendeu uma adolescente após flagrar ela vendendo maconha para…

2 horas ago

Cafezal do Sul: Homem denuncia terceira fraude com linha telefônica em seu nome

Um homem de 30 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais