Roze e o canteiro de lavanda: projeto para chegar a dez mil pés da erva - Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Sabe aquele lugar gostoso, com clima agradável – porque tem vegetação exuberante e um rio com uma cascata linda! – perfeito para repor as energias? Esse refúgio existe e está bem pertinho da cidade de Umuarama. Chama-se Recanto Girassol, que se define como um espaço onde a beleza da natureza é o convite para momentos de tranquilidade.
Foi em busca de um destino assim que o casal José Antônio Móvio, 60 anos, e Rozely Incenha Móvio, 52 anos, encontrou o projeto que pediram a Deus: um negócio que proporcionasse bem-estar para as pessoas e para eles, próprios, unindo o útil – prestando serviços especializados – ao agradável – trabalhando com o que amam fazer.
Para isso, investiram em uma chácara no distrito de Lovat, a dez quilômetros da cidade de Umuarama, e a transformaram num spa, onde oferecem tratamentos terapêuticos alternativos, indicados para prevenção de doenças e recuperação da saúde, procurando, principalmente, meios de integrar o ser humano com o meio ambiente. OBemdito foi conhecer o local.
Tudo no Recanto é pautado na simplicidade; arquitetura não causa aquele impacto visual que a maioria espera de um empreendimento nesse setor. Mas o conteúdo… É o que importa, na concepção dos donos. “Nesses 40 mil m2 de terra, temos 12 mil m2 de mata, ou seja, muitas árvores, muitas flores, muito verde! Quando chegamos, há 18 anos, eram apenas 8 árvores”, conta Roze, que nos recepcionou.
Logo na entrada ela mostra as salas de atendimento; abaixo, está o salão de ioga, que tem uma varanda, onde é servido o café para os clientes, com bolo, biscoito e outros produtos caseiros; ao lado, tem um gramado com uma tenda, para sessões de ioga ao ar livre.
Próximo dali, tem a área de acampamento; caminhando uns 300 metros encontra-se o rio, onde pode-se dar um mergulho delicioso e ainda tomar um banho de lama negra, excelente para dar aquela revigorada, e ainda a cachoeira, também incluída no pacote dos antiestresses.
Isso é apenas um resumo dos prazeres do Recanto Girassol, que reserva espaço também para o cultivo de fitoterápicos. “Temos uma infinidade de plantas medicinais”, orgulha-se Roze. A que prevalece é a lavanda. “Temos mil pés, mas queremos chegar a dez mil”, assegura.
Entre as técnicas no portifólio estão fitoterapia, massagens, meditação, astrologia, barra acess, hipnose, banho de argila… a lista é grande. “Costumamos dizer que aqui temos uma clínica geral”, diz Roze, que tem formação em massoterapia e terapia floral.
José Antônio é naturopata e parapsicólogo [ambos têm 30 anos de experiência profissional]. Com eles atuam vários outros terapeutas de Umuarama. “São parceiros, que se identificam com os nossos princípios, por isso temos condições de oferecer tantas opções de tratamento”, explica Roze, acrescentando que recebem clientes de várias cidades do Paraná e de outros estados.
A diversificação, tônica do Recanto Girassol, tem um propósito: promover o turismo rural. “Recebemos visitantes de várias cidades da região”, informa Roze. “A maioria vem em busca de sossego, mesmo!”.
E o objetivo está sendo alcançado: neste ano o spa da Roze e do José Antônio entrou para a Rota da Lavanda, do Governo do Estado. Umuarama é um dos cinco municípios contemplados. É que a lavanda é a principal matéria-prima do artesanato produzido no Recanto.
Diante disso, o casal se empenha também em difundir o turismo rural como uma boa alternativa de negócio. Tanto que participam de entidades que promovem o setor: Roze é presidente do Conselho Municipal de Turismo de Umuarama e José Antônio, da Instância de Governança Regional de Turismo da Amerios.
No Recanto Girassol o turista também encontra ervas medicinais desidratadas, embaladas para chás; são mais de 50 tipos disponíveis. Também são utilizadas nos produtos vendidos na lojinha do Recanto.
Exemplos: aromatizantes de ambientes e de roupa de cama, travesseiros aromáticos [com lavanda, camomila e alecrim], sais para escalda pés, velas, sabonetes de lavanda com lama negra, entre outros. “Todos com o cheirinho bom e terapêutico das ervas”, exclama Roze.
Travesseiro aromático é o carro-chefe: “Já faço há 25 anos; vendo muito no Mercado Livre”, orgulha-se. “Aqui a gente faz de tudo; onde muitos acham dificuldade, nós encontramos oportunidade!”.
Oportunidades, no Recanto Girassol, há também para os quatro filhos de Roze e José Antônio, Katherine, Stephany, Bruna Raysa e Nicholas Matheus. Como se trata de uma empresa familiar, todos se ajudam.
A primogênita, Katherine Móvio, 32 anos, se encarrega de produzir os quitutes servidos aos clientes. Ela até criou uma marca – a Ka’Seirinhos, cujo cardápio se destaca pelos experimentos que ela faz.
Katherine acrescenta ervas nos doces; um que faz sucesso é o cubinho de cacau com mirtilo e amêndoas; bom também é o bolo de mel com lavanda. A confeiteira produz também para vender, por encomenda.
Mas nem só de belezas visuais vive o Recanto Girassol. O canto dos pássaros complementa a experiência contemplativa.
Chamam a atenção as maritacas, que, por causa delas, o Recanto, olha só, não tem girassol. “Elas não deixam as flores se formarem, comem tudo”, conta Roze, sem lamentar, “porque queremos que elas, as maritacas, sejam felizes aqui como nós somos”.
== Recanto Girassol – tratamentos naturais
Ioga com café aos sábados – 8h30 – R$ 25,00
Meditação induzida às terças-feiras – 19h30 – R$ 20,00
Meditação da lua cheia – consultar data e horário
Para agendar sessão – whatsApp 44 9 8819 0852
== Onde fica – Rodovia PR 323 Km 294 – Lovat [a 10km do centro de Umuarama]
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais