Foto: Divulgação
A tragédia na Escola Estadual Thomazina Montoro, em São Paulo – onde uma professora morreu e outras cinco pessoas foram feridas após um ataque desferido por um aluno – gerou comoção no meio educacional e também uma corrida de docentes por informações e capacitações sobre como lidar com esse tipo de situação, que tem se tornado cada vez mais comum em instituições de ensino no Brasil – especialmente no pós-pandemia e com o excesso de exposição nas mídias sociais.
Um exemplo é o I Seminário Internacional sobre Saúde Mental e Comportamento na Escola, promovido pelo Instituto Casagrande, de Curitiba, que já ultrapassa a casa dos 100 mil inscritos – a grande maioria formada por educadores e gestores de escolas de todos os estados do país.
O evento, online e gratuito, debaterá entre os dias 3 a 5 de abril temas importantes relacionados à saúde mental, desenvolvimento emocional e comportamento de crianças e adolescentes, bem como os fatores ambientais que podem afetá-los.
“A saúde mental e o desenvolvimento emocional são assuntos dos mais sensíveis no momento para quem trabalha na área educacional, especialmente em escolas de ensino fundamental e médio. O impacto da tecnologia nos hábitos dos alunos, o bullying, a violência, são temas presentes no dia a dia das salas de aula. Por isso a grande procura, ainda mais com o ocorrido essa semana em São Paulo”, avalia Renato Casagrande, fundador do Instituto e organizador do evento.
Os participantes debaterão temáticas como “Bullying e cyberbullying: o limite entre a brincadeira e a doença”, “Questões sociais e os impactos na saúde mental das crianças e adolescentes”, “Depressão, automutilação e suicídio: como a escola pode se tornar o porto seguro dos estudantes”, “Aprender a conviver: os impactos de uma escola comprometida com a diversidade”, dentre outros.
Dentre os palestrantes estão Bruna Velasques, doutora em saúde mental e neurocientista pela UFRJ; Lino de Macedo, doutor em psicologia da USP; o roteirista e dramaturgo Walcyr Carrasco; Juliana Maggioni, educadora parental e idealizadora da Oun Kids; Raquel Del Monde, médica especialista em autismo e transtorno desenvolvimento, dentre outros especialistas no assunto.
SERVIÇO
Mais informações e inscrições gratuitas no link abre.ai/saudementalnaescola
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais