Foto: Assessoria Câmara
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Umuarama da última segunda-feira (20), parlamentares votaram dois projetos de lei, um de autoria da vereadora Cris das Frutas, e outro, do vereador Fernando Galmassi.
Inicialmente, a matéria discutida se volta ao Projeto de Lei 111/2022, que foi aprovada por unanimidade em segunda discussão e votação. O conteúdo declara de utilidade pública a Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Umuarama (Aceru).
O segundo texto, Projeto de Lei 113/2022, propõe assegurar vaga prioritária à criança e adolescente vagas na rede pública de ensino, em situações em que seus pais ou responsáveis sejam idosos ou pessoas com deficiência.
ACERU
A vereadora Cris das Frutas, autora do Projeto de Lei 11/2022, justifica a iniciativa tendo como parâmetro as atividades desenvolvidas pela Aceru, entidade sem fins lucrativos.
Para ela, os serviços prestados, de caráter comunitário, voltados à realização de atividades sociais, esportivas e comunitárias, contribuem na formação e qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos, masculino e feminino.
CRIANÇA E ADOLESCENTE
Por sua vez, o Projeto de Lei 113/2022 – assinado pelo vereador Fernando Galmassi, propõe assegurar às crianças e adolescentes que tenham como responsáveis pessoas com deficiência ou idosas a prioridade de matrícula em escola da rede pública municipal de ensino mais próxima de sua residência, minimizando dificuldades relacionadas ao deslocamento e à acessibilidade.
A propositura leva em conta ainda o fato de evasão escolar, em muitas situações, ter como um dos principais responsáveis a distância e a impossibilidade financeira das famílias.
“O objetivo deste Projeto não é criar vagas, mas tão somente organizá-las, já que, quanto à distribuição, o Poder Público deve estar atento às necessidades não só da criança e do adolescente, mas também à realidade dos pais ou responsáveis, remanejando as vagas de maneira a equalizar o acesso e estimular a inclusão”.
(Assessoria Câmara)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais